Assim como o fenômeno cada dia maior de adeptos à comunidade de relacionamentos orkut. Uma grande parte de seus integrantes deletam seus perfis do site cometendo o orkuticidio, neologismo das palavras orkut e suicídio.
Um suicídio virtual e são vários os motivos um deles é a invasão de privacidade, vale lembrar que o site foi criado com o propósito de se fazer amigos, estreitar relacionamentos e constatar a teoria de que se você conhece no mínimo seis pessoas e essas outras mais seis, seu circulo de amizades pode crescer exponencialmente à medida que for adicionando mais contatos a lista de amigos, virtuais ou reais. O que aconteceu foi justamente o contrário, a maioria dos usuários fez de suas listas o “clube do bolinha ou da luluzinha”, nada de desconhecidos, quase é praxe a frase: “não é meu conhecido, não me conhece, não adiciono! No perfil.
É comum também dizer: meu orkut, referindo-se ao perfil da pessoa no site. Essa idéia de posse faz com que o usuário use o serviço para o bem e mais freqüentemente para o mal como é cada vez mais recorrente no caso das comunidades “do ódio” e segregacionistas criadas, bem como os perfis falsos que camuflam as intenções escusas desse determinado usuários a fim de prejudicar a dinâmica do site.
O site americano que tem como usuários cerca de 80% de internautas brasileiros, é até natural que parte dos usuários cadastrados se desinteressem pelo serviço e encerrem suas contas e com toda a pressão existente para que cada vez mais seja restringido ou monitorado o acesso dos que acessam a rede mundial de computadores a falta de interesse cresça, mas como dizem que tudo que é proibido...
Também pesa a falta de privacidade que expõe a pessoa através de recados deixados por seus contatos ainda mais se forem pessoais; é recomendável manter poucas informações em seu perfil; não colocar fotos sensuais, fotos de lugares associados às proximidades de onde reside; não comentar os lugares que você freqüenta informando locais e horário onde você vai estar.
Isso pode causar grandes constrangimentos, a dica é preservar a intimidade.
Para os que vão aderir ao orkuticidio, valem umas dicas para sair do site, mas manter-se socialmente integrado. Publique um aviso e envie aos amigos, deixando algum e-mail para os que não deseja perder o contato. E saiba que depois de deletar um perfil talvez pode demorar umas horas pra ele sair do ar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário