Pages

Ads 468x60px

sábado, setembro 10, 2005

Existe a crise dos 20?

Post Comunitário da Micha. Acontece assim ela propõe um tema (desta vez, Solange, sugeriu o tema) a participação é livre.
Hoje o tema é:

"Existe a crise dos 20?"
Todo mundo fala da crise dos 40, mas parece que nada é pior do que 20 a 30 anos.
A gente quer ter tudo nas mãos e a sensação que a vida está passando e sempre faltando alguma coisa.
Acho que deveríamos assumir que existe sim a crise dos 20.

Apesar de o ser propício a quem sugeriu o tema e parece viver ou ter vivido algo semelhante, apesar de afirmação no enunciado, de que realmente existe crise aos 20 anos. Não assumo e ainda discordo.

Não existe crise aos 20, 30, 40 anos de idade, existe crise, apenas isto.
Se pensarmos que crise é: ruptura de equilíbrio, tensão, conflito, fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos fatos, das idéias etc e etc. ninguém vive plenamente em harmonia consigo e com o próximo.

Pessoas em qualquer idade tendem a passar por um tipo qualquer de crise que é ligado a natureza humana desde o momento que passamos a viver em sociedade. Uma pessoa não acorda um belo dia e diz: Hoje começo ou estou em crise.
É preciso fatores externos e fora do controle pra desencadear uma crise.

Por coincidências numéricas ou casuístas, entramos em crises... existenciais, humanistas, ideológicas e por aí vai.
Se pensarmos em extremos podemos dizer de crise aos 7 anos por incompatibilidade de gênio entre aluno e professor, pai e filho, fase em que a criança começa os questionamentos. Na outra ponta a partir do 60 anos a necessidade do idoso firmar-se como individuo auto-suficiente que pode continuar vivendo independente das regulagens impostas pela degradação do corpo físico.

Quem vive crise vive desequilibrado, necessita se agarrar a uma razão para justificar a incompetência em administrar situações adversas. Há momentos em que realmente a busca de respostas para determinadas situações se faz necessária, pelo menos para a pessoa cercada de conflitos que a afligem e retardam seu amadurecimento psicológico. Ninguém controla tudo e se perdeu o controle é característica de quem gere mal o pouco que detém. Amealhar bens não é sinal de quem tem tudo que necessita ou conseguiu tudo que queria.

Crise é uma particularidade de cada um não é algo coletivo, crise atinge a coletividade quando desencadeada justamente por um fato ou situação que impede uma solução evasiva.

Vai haver várias fases de crise, cada uma com fator determinante e não em épocas determinadas. Ruptura de equilíbrio, aquela sensação de que o chão sumiu a pessoa tem quando não se sabe a hora em que foi jogado pra fora do berço e não te foi avisado.
Crise de idade, nos anos de casamento, crise por falta de crise; tudo está ligado a maneira de como se vive, pra quem se vive e os ?porquês? de se estar em crise.
Crise pra quem quer crise?!

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(14)

0 comentários: