Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Dueto de Gatos.

Recebi por email este vídeo e por curiosidade fui verificar se a obra existe. Realmente foi composta e teve vários intérpretes.
"Duetto Buffo di Due Gatti" - como o próprio título já diz, para divertir os ouvintes, atribuída ao compositor Gioachinno Rossini (1792 a 1868), parece que na realidade foi composta pelo compositor dinamarquês Christoph Ernst Friedrich Weyse. Weyse escreveu o dueto como uma paródia do estilo do Rossini e assim ele nomeou-o "o Duetto do Rossini para Dois Gatos”. Parece que o objetivo era auto-promover-se com o nome de Rossini e também parece que não deu certo, certo é que a obra foi um sucesso e quem recebeu os créditos mesmo sem querer foi o italiano.
Composta inicialmente para duas sopranos foi adaptada para a voz de crianças e intitulada "Dueto de Gatos".

Montserrat Caballé a interpretou em dueto com Concha Velasco no programa 'Viva el espectáculo' (TVE, 1990).



Assim como pela soprano Felicity Lott e a mezzo-soprano Ann Murray no Royal Albert Hall em Londres.



O concerto dos meninos foi dado em Seul (Coreia) em 30/11/96 pelo coro dos "Petits Chanteurs à la Croix de Bois". Em minha opinião a melhor apresentação, ao mesmo tempo séria e compenetrada a interpretação do menino loiro não se contrapõe a do menino moreno que parece querer sorrir um pouco. Os dois mostram grande afinação e profissionalismo.


0 comentários: