Essa prática é a mais natural num país onde o “jeitinho” é usado por conveniência. Se afeta a outros num tem problema, se há uma inversão aí a indignação é um dos primeiros sentimentos se manifestarem na pessoa.
A intenção não é julgar ninguém muito menos fazer juízo de valores. A finalidade é apenas rir de mim mesmo. Ao longo do tempo já vi várias mensagens de softwares que já tinham expirado, estavam por expirar ou que definitivamente sua licença era recusada pelo fabricante.
Essas mensagens são muito cordiais, amistosas e etc. a companhia fabricante acredita que você adquiriu o software de maneira legal ou então foi passado pra trás por quem lhe forneceu um produto pirateado. Mas há também companhias que nem gastam muita lábia com o usuário, o software perde de vez a funcionalidade sequer dando a oportunidade de executá-lo.
Chances de compra ou validação do produto são oferecidas como se fosse um crédito que a empresa te dá, uma reintegração a sociedade dos usuários legais.
Neste aviso que recebi do fabricante foi impossível não rir na hora, foi com ironia que eles avisaram que obviamente eu estava usando um software pirata.

Pra quem não conhece: Sua página de busca personalizada.
Como fazer.