Pages

Ads 468x60px

domingo, abril 20, 2008

Colar neural.

Bom dando uma breve idéia do que é esse colar neural desenvolvido por engenheiros da empresa Ambient Corporation, ele simplesmente quando colocado no pescoço que capta os sinais nervosos que se dirigem às cordas vocais e os traduz em sons, sintetizados por um programa de computador. Ainda não entendeu? Você pode, por exemplo, falar ao telefone sem abrir a boca é só concentrar nas palavras emitir os sinais nervosos e pronto o receptor ouve sua voz sintetizada. Claro que isso exige da pessoa um grande esforço de concentração no início e exercício da técnica, é bom que se entenda que concentrar-se não significa fechar os olhos deixa-los bem apertados e fazer força como se estivesse expulsando o demo do corpo, fazendo tanta força o que sai é outra coisa.

O sistema de captura dos sinais nervosos é o mesmo já utilizado recentemente por portadores de tetraplegia completa ou parcial para o controle de uma cadeira de rodas apenas com o pensamento, podendo assim os deficientes se movimentar com independência por certos locais.

Estando ainda no estágio inicial esse colar reconhece apenas 150 palavras em inglês e o objetivo é que ele, composto de um equipamento e software sejam capazes de reconhecer fonemas individuais, que poderão ser utilizados para a composição de qualquer palavra e de frases completas.

"Ainda assim, a tecnologia demonstra o avanço na captura de sinais neurais, com uma infinidade de utilidades sobretudo para pessoas deficientes. Visto de outra forma, 150 palavras significam 150 sinais diferentes, bem mais do que o número de teclas de um computador, que poderiam ser controladas à distância."
Redação da Inovação Tecnológica



E para os que gostavam de postar através do excelente programa w.bloggar e ficou órfão quando ele parou de funcionar com o surgimento do "novo blogger" (na época o Google comprou o Blogger.com), agora tem motivos pra festejar o desenvolvedor do wbloggar Marcelo Cabral voltou à ativa e agora o programa funciona novamente. Mas pra tristeza nem tudo está tão perfeito assim o Google desabilitou a API 2.0 o que não permitirá usar títulos nos posts por enquanto.
Diga-se de passagem, o programa não é só para usuários Blogger, mas também:
  • Wordpress

  • MovableType

  • TypePad

  • Drupal

  • b2evolution

  • Nucleus CMS

  • Squarespace

  • Community Server

  • BlogEngine.NET New!

Dá pra configurá-lo também pra usar com o MSN Spaces, o bom é que o interessado dê uma boa lida no site para se atualizar com as novidades, eficiências e as deficiências que estão sendo trabalhadas para se obter a solução.
"Vou trabalhar agora para implementar a nova API Google Data que irá não apenas habilitar o uso de títulos nos posts mas também várias outras novas funcionalidades do Blogger.com, como por exemplo tags." Palavras de Marcelo Cabral.

9 comentários:

José Viana Filho disse...

Oi Junio

legal sua informação sobre esse colar. Ficquei sabendo um pouco mais!!

Abs ai e bom feriado!!

Anônimo disse...

interessante, bem futurísco, né!

Mago disse...

Interessante o tal colar neural, espero que as pessoas que não podem falar possam um dia fazer uso dele, e as que podem, bem que não façam, imagine só uma coisa destas, vai ter gente usando só pela preguiça de abrir a boca no telefone, além doque terá que ocntrolar bemoquepesan uahauh geralmente as pessoas pensam uma coisa e dizem outra.... Um grande abraço do Mago!

Lara disse...

Oi Junio,

Já tinha lido alguma coisa sobre esse colar num artigo da Folha.Bem bacana. Você conhece alguém que o usa?

Beijo grande

Morena disse...

Mas essa tecnologia vai looongeee!!
E eu posto do blogger mesmo! usar outra coisa me dá preguiça!
Bjão

Cadinho RoCo disse...

E as novidades tecnológicas não páram nunca.
Cadinho RoCo

Luma Rosa disse...

Quando começou a falar sobre esse colar, pensei que fosse para usar em animais. Já pensou eles falando? Eu imagino que o meu cachorro seria o maior chato, dizendo toda hora "Vamos sair?"!
Mas nem tudo que pensamos queremos falar...
Bom fim de semana! Beijus

Unknown disse...

Oi Junio,
Cara que informação legal essa!
Ainda não inha ouvido falar sobre esse tipo de colar...
O que é tecnologia heim..!!!
Bom final de semana,
Um Abraço
Paulo
http://visao-masculina.zip.net

jhondal disse...

O Nem acredito q consegui um tempinho nessa terra pra poder navegar em paz. Saudades!!! como vc esta? e as novas? Com tempo??? Meu preciso de um help no meu blog, pode ser? eu mexi e fedeu tuo.... heheeh bjks bom poder ler os posts... bjks meus e abra'cos do Joao
Dalvinha