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quinta-feira, novembro 29, 2007

Telemarketing.


Um dos campeões de reclamações com certeza é o departamento de telemarketing de empresas. Todo mundo tem uma história pra contar de grandes aborrecimentos já tidos nesses departamentos, seja no telemarketing ou call center, sei que talvez possa haver diferença entre essas duas ocupações, mas no fim das contas o que ficam são as dúvidas pendentes e o estresse alcançado nos momentos em que recorremos a empresas que trabalham usando também esses serviços ou ao contrário, ela nos rastreiam pra aporrinharem a paciência.

Já escrevi algo parecido sobre essas dificuldades que quase todo mundo têm ao recorrer a um desses serviços e outros assuntos afins aqui, aqui, aqui e aqui.
O que aconteceu desta vez parece engraçado se não causasse tanta irresolução por parte de vários atendentes. Chegou ao ponto de a quarta atendente perguntar com quantas pessoas eu havia conversado antes dela, respondi que tirando a atendente virtual ela era a quarta. A atendente virtual é um caso à parte, muito útil para os deficientes visuais, mas se ela não fosse surda já ajudaria bastante e depois me trata como criança dizendo: _ Não entendi, vamos de novo?

Uma empresa, alguns departamentos, mas especificamente eu estava a lidar com dois distintos, mas que se interagem no meu curto entendimento, pois para um serviço funcionar eu deveria liquidar com outro.
Quando parecia que iria resolver a atendente diz que pra cancelar o atual eu deveria optar por outro.
O curioso é que a empresa cria uma promoção até bem alardeada por propagandas na TV e outros meios; o setor encarregado cumpre seu papel vendendo o produto da promoção, mas o outro no qual seria preciso cancelar um outro serviço não tem o menor conhecimento do que se trata a promoção do outro setor e essa confirmação vem até da supervisora dos atendentes. Pareceu meio confuso não é mesmo? Não faça força pra entender se for o caso, é que o objetivo aqui não é citar nome nem da empresa, nem do serviço.

É a dificuldade que emperra o sistema por simples falta de comunicação, uma coisa bem básica.

Conheço três pessoas que trabalham em call center e interessante é que elas sempre dizem que tiveram um dia cansativo, atenderam um monte de clientes chatos, que são um “saco” e ignorantes. É bem verdade que os funcionários não têm culpa do que lhes é passado pela supervisão da empresa. Pelo visto as reclamações têm “mão dupla”.

Depois de aparentemente resolver o problema, além do tempo e cansaço vem a “coisa”.
Simplesmente absorvi o gerundismo, por intermináveis duas horas isso pega! Depois veio a “cura”.

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