Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, junho 30, 2008

Ando meio desligado.

Sérgio Ferrara Filho vereador aqui em beagá mais conhecido como “Serjão” filho do ex prefeito Sérgio Ferrara, morreu e pouca gente soube ou só eu soube por último.
Minha surpresa é porque sempre votei no Serjão no dia do meu aniversário ele pessoalmente ligava pra minha casa (fato raro, geralmente esses políticos gravam uma mensagem e mandam uma secretária “soltar o play”), suas obras sociais na câmara dos vereadores eram bastante conhecidas e seu gabinete muito procurado pela população.

Dias depois de sua morte chega um vizinho e me conta esse fato com um monte de informações sobre a causa da morte que teve um certo lado obscuro nessa história toda porque parece que foi erro médico.
Detalhes da morte à parte fui procurar notícias na internet e espantado fiquei foi ao deparar com um jornal do Estado de Alagoas contando tudo e até com bastante informações sobre o caso até com foto do Ferrara pai no velório. Indo no site de um dos grandes jornais aqui do Estado encontrei uma reportagem bem curta dizendo o básico do básico e sem fotos.

Com todas as informações que eu queria saber não era necessário fazer novas buscas na internet, mas depois restam só perguntas. Aqui a morte foi pouco ou quase nada divulgada, nos jornais locais televisionados a notícia se foi dada não foi passada como geralmente é na morte de pessoas públicas. Mas num jornal lá de Alagoas a notícia foi bem esclarecedora.
Talvez a família tenha pedido a imprensa daqui que tratasse o caso sem sensacionalismo, talvez eu estivesse alienado no dia e não prestei atenção em nada, talvez nesse “angu tem caroço”.

Bem só pra explicar ele morreu em conseqüência de uma complicação em uma cirurgia para redução de estômago.

quinta-feira, junho 19, 2008

Para ler inglês.

O PLI (Para ler inglês) é um dos métodos de ensino de algumas escolas de inglês aqui de beagá. Bem útil nestes tempos, resolve bem o problema de quem precisa entender o que está escrito principalmente em manuais de equipamentos operados em língua inglesa.
Mas interessante é o que ocorre na informática, quem começa a mexer com computador que está cada dia mais presente na vida da população e tem dificuldade de entender a língua inglesa passa apertado em determinado momentos, pois o sistema operacional é em português, mas determinados avisos são em inglês e quando chega esse momento que decisão tomar?

Certa vez conversando com uma amiga chegamos ao caso que trás uma dificuldade a mais para quem “lê” e não entende o que está escrito. Ocorre uma pergunta em inglês e duas opções de escolha “sim” e “não” em português, é no mínimo incoerente. Ou fica tudo numa língua ou noutra.
Começamos a brincar com a hipótese de existir uma terceira opção só para bagunçar ainda mais a cabeça da pessoa que luta com essas perguntas freqüentes e que só iria piorar ainda mais a situação.
Tem certeza? É por sua conta e risco. Olha lá hein! Talvez. Quem sabe. Boa sorte. Essas foram algumas opções que escolhemos.
Quem está habituado sabe que vez por outra tem uma terceira opção que geralmente é “cancelar” aí tudo volta como estava antes e ainda sem solução.

Um software tradutor de línguas é uma boa alternativa assim como sites tradutores da internet nem sempre 100% confiáveis, mas quebram um bom galho e quem sabe buscar o pli em alguma instituição de ensino da língua inglesa.


sábado, junho 14, 2008

Equation.

Para quem faz faculdade principalmente de matemática ou um curso técnico e precisa escrever equações e desconhece essa função existente no pacote do Office, o MS Equation atende muito bem essa necessidade. Se este recurso não estiver instalado no seu Word, mais abaixo segue um a ajuda para quem precisa.
E claro para muitas pessoas que com certeza não o utilizarão ao menos fica a dica de que existe essa função free no Word já que existem programas pagos.

Pra saber se o Equation está ou não instalado no Word, abra o programa, siga o caminho no menu Inserir--Objeto, procure a opção Microsoft Equation 3.0, caso não encontre será necessário instalar-la, mais abaixo explicarei como fazer isso.

Depois de adicionar esse objeto será aberta uma pequena caixa de texto e também uma barra de ferramentas que são os símbolos que são usados para escrever as equações.
Para realizar esse procedimento é necessário o CD de instalação do Office e de preferência feche todos os programas abertos e desconectado da internet.

Bom, pra quem não sabe esse é um exemplo de equação:



As figuras são do Office 2003, no 2007 provavelmente não seja necessário fazer essa instalação posterior.


A figura acima pode-se ver que o recurso não está instalado ainda.


Iniciar--Painel de controle--Adicionar e remover programas, na lista de programas instalados procure o Office, clique em Alterar.
Depois é seguir os passos como nas figuras abaixo.








Retire o CD do Office.


Voltando ao Word a opção já está disponível e depois é só personalizar a barra de ferramentas procurar o item e deixar visível nela.


domingo, junho 01, 2008

O ovo da serpente.




“É como o ovo da serpente. Nele você pode acompanhar o desenvolvimento do monstro que está sendo gerado.”

Essa é uma frase falada por um dos personagens no filme homônimo ao título do post. Do diretor Sueco Ingmar Bergman que faleceu recentemente o filme The Serpent's Egg (1977 – Alemanha – Estados Unidos) título original em inglês.
Ainda não vi, mas acho bom assim falar do que ainda não se viu como sou péssimo crítico de cinema e fazer sinopse comigo não dá muito certo, pois acabo contando o filme todo. É uma maneira de falar do que pra mim é uma novidade assim para quem quiser assistir ou não.

Algumas pessoas acham esse diretor um porre, vou ter a oportunidade de confirmar ou não; fiquei curioso em ver esse filme por que ele está ligado a algumas coisas que estudo atualmente: “A cultura da violência”. A frase inicial foi justamente o que me levou a procurar esse filme e ver.
Uma nova ordem mundial, desigualdade de renda, numerosos conflitos e dissolução de Estados Nacionais. Organizações nacionais e desenvolvimento sustentável. Claro que não espero encontrar na trama de drama e suspense esses temas, mas pelo pouco que li crise violência e desemprego na Alemanha da década de 20 deve ter havido aos montes.

Aliás, tenho visto filmes bons e outros nem tanto como todo mundo faz. Eu acho.