Pages

Ads 468x60px

domingo, abril 20, 2008

Colar neural.

Bom dando uma breve idéia do que é esse colar neural desenvolvido por engenheiros da empresa Ambient Corporation, ele simplesmente quando colocado no pescoço que capta os sinais nervosos que se dirigem às cordas vocais e os traduz em sons, sintetizados por um programa de computador. Ainda não entendeu? Você pode, por exemplo, falar ao telefone sem abrir a boca é só concentrar nas palavras emitir os sinais nervosos e pronto o receptor ouve sua voz sintetizada. Claro que isso exige da pessoa um grande esforço de concentração no início e exercício da técnica, é bom que se entenda que concentrar-se não significa fechar os olhos deixa-los bem apertados e fazer força como se estivesse expulsando o demo do corpo, fazendo tanta força o que sai é outra coisa.

O sistema de captura dos sinais nervosos é o mesmo já utilizado recentemente por portadores de tetraplegia completa ou parcial para o controle de uma cadeira de rodas apenas com o pensamento, podendo assim os deficientes se movimentar com independência por certos locais.

Estando ainda no estágio inicial esse colar reconhece apenas 150 palavras em inglês e o objetivo é que ele, composto de um equipamento e software sejam capazes de reconhecer fonemas individuais, que poderão ser utilizados para a composição de qualquer palavra e de frases completas.

"Ainda assim, a tecnologia demonstra o avanço na captura de sinais neurais, com uma infinidade de utilidades sobretudo para pessoas deficientes. Visto de outra forma, 150 palavras significam 150 sinais diferentes, bem mais do que o número de teclas de um computador, que poderiam ser controladas à distância."
Redação da Inovação Tecnológica



E para os que gostavam de postar através do excelente programa w.bloggar e ficou órfão quando ele parou de funcionar com o surgimento do "novo blogger" (na época o Google comprou o Blogger.com), agora tem motivos pra festejar o desenvolvedor do wbloggar Marcelo Cabral voltou à ativa e agora o programa funciona novamente. Mas pra tristeza nem tudo está tão perfeito assim o Google desabilitou a API 2.0 o que não permitirá usar títulos nos posts por enquanto.
Diga-se de passagem, o programa não é só para usuários Blogger, mas também:
  • Wordpress

  • MovableType

  • TypePad

  • Drupal

  • b2evolution

  • Nucleus CMS

  • Squarespace

  • Community Server

  • BlogEngine.NET New!

Dá pra configurá-lo também pra usar com o MSN Spaces, o bom é que o interessado dê uma boa lida no site para se atualizar com as novidades, eficiências e as deficiências que estão sendo trabalhadas para se obter a solução.
"Vou trabalhar agora para implementar a nova API Google Data que irá não apenas habilitar o uso de títulos nos posts mas também várias outras novas funcionalidades do Blogger.com, como por exemplo tags." Palavras de Marcelo Cabral.

domingo, abril 13, 2008

Blogger Backup.



Ando com tanto tempo que até sobra tempo pra não ter tempo pra fazer o de costume.
Fuçando a net sem querer achei um programinha que faz backup dos posts no Blogger, lembrei que a tempos atrás li em algum lugar um(a) blogueiro(a)
reclamar que havia perdido seus posts (que façanha) justamente no Blogger.
Já li até um caso de perder o layout, mas aí já é outra história.

Blogger Backup como o próprio nome já diz é um programinha para backup e restauração de todas as postagens de seu
blog hospedado no Blogger (Blogspot). O programa quando acionado salva cada
postagem, da mais recente à mais antiga, em arquivos com extensão XML (Extensible Markup Language). No link que deixei do desenvolvedor pra fazer o download do programa é clicar em Releases e depois de ser direcionado o download já pode ser feito, clicando-se em I Agree para aceitar os termos de uso do programa.
É interessante também clicar em Screenshots para se ter uma noção visual de como ele pode vir
a aparecer na tela do seu monitor.

Infelizmente estou sem pc pra testá-lo e outro ponto ruim esse programa ainda é beta; mais informações sobre
programas beta.
Para poder funcionar no pc nele tem de ter instalado o
Microsoft .NET Framework.

Se alguém interessar e for testar é extremamente aconselhável fazer isso num blog de testes para evitar maiores dores de cabeça.
Pena é o programa estar em inglês o que dificulta e até afasta alguns interessados.