Pages

Ads 468x60px

domingo, dezembro 23, 2007

São Nicolau e o Natal.


Espero que neste Natal o bom velhinho traga além de presentes, o mais importante, saúde, paz, fraternidade solidariedade, igualdade, saúde, realizações e mais um tanto de outras coisas boas que fazem bem à mente e ao espírito.

A história do Papai Noel se confunde com a de São Nicolau isso quase todo mundo deve saber. Nicolau foi um bispo nascido na Turquia no ano 280 d.C. que tinha o ato de dar presentes sem se identificar. Nicolau era um homem rico e de bom coração costumava ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas, durante à noite, em suas casas.

Dizem que a primeira pessoa que ele ajudou foi um vizinho que tinha em mente prostituir suas filhas para não passar fome. Assim Nicolau juntou umas moedas num saco e jogou pela janela desse vizinho durante a noite, sem que ele soubesse. Eu ouvi em algum lugar não tenho certeza se era Nicolau que jogava moedas pela chaminé elas caíam faziam curva e entravam dentro das meias colocadas sob a lareira das casas. As meias eram colocadas ali para secarem se eu não estou enganado.
Que pontaria hein!!

Após sua morte e a constatação vários milagres atribuídos a ele o bispo foi santificado. A associação do santo ao Natal teve origem na Alemanha e espalhou-se pelo mundo. E em cada país de acordo com suas culturas São Nicolau foi tomando diferentes feições de acordo também com o folclore popular.

No Brasil ruralista do início do século XX ainda era comum a figura do presépio, reis Magos e da Sagrada Família, da segunda metade em diante a figura de Papai Noel e da árvore de Natal já compunha o cenário de um Brasil mais urbano.

Só para ilustrar porque utilidade não tem nenhuma, mas até o ano passado o Google Earth tinha “um esqueminha” chamado Santa Tracker que dava pra rastrear a rota do Papai Noel, legal pra quem tem filhos, sobrinhos, crianças no geral. Este ano o esquema não ta funcionando, o mais perto que cheguei de algo parecido foi no site Norad Santa Tracker onde a pessoa baixa o Earth já com um meio de rastrear o Noel. Não testei, portanto quem quiser fazer o teste é por sua conta e risco.

Dando uma reforçada, Feliz Natal a todos e boas festas e lembrem-se do aniversariante do dia.

sábado, dezembro 15, 2007

Fim ou começo de uma dor de cabeça.

Pode parecer que quando falo desse governo brasileiro estou de picuinha contra o presidente seu partido e seus aliados por conveniência.
Mas não só acho que tem muita coisa feita de maneira errada, e que merecem no mínimo umas correções. O governo passado também errou bastante, mas esse consegue a façanha de errar constantemente sem que boa parte da população se uma pra “botar a boca no trombone”.

Torci muito para a contribuição da CPMF ter realmente um fim, esta contribuição foi a mais permanente de todas as provisórias que vi até hoje, aliás acho que essa foi a única a ser criada “provisoriamente” e por isso que se entranhou no bolso da população como uma praga que ninguém encontrava solução para eliminar de vez, visto que não dependia do povo e sim de quem ocupasse o poder no Planalto.
Até as contribuições voluntárias que faço vez por outra tem um fim, porque essa insistia em ser permanente? Talvez ou com certeza seus arrecadadores assim o quisessem.

Agora todo mundo já sabe e o próprio governo também, vai ter que administrar a “casa” com menos dinheiro assim como o cidadão que ganha um salário merreca mínimo faz todo mês.

Agora esse terrorismo que o governo anda fazendo, dizendo que a saúdo terá X dinheiro a menos a cada ano é golpe baixo digno de um governo covarde que usa como escudo os doentes do país. E até parece que a Saúde andava tão bem assim com parte da CPMF que foi arrecadada para que com menos dinheiro investido ela piorasse.
Por um raciocínio meio torto vi gente reclamando que a CPMF vai acabar essas pessoas ouviram o governo dizer que a Saúde vai ter perder de investimentos.

Esse governo hipócrita prefere manter os recursos do bolsa família, gente sadia “os marsupiais” que ainda tem saúde e podem andar sem a ajuda de ninguém e procurar emprego e cortar verbas da saúde.

Um detalhe não pode deixar passar a questão da Saúde está na Constituição Federal, No Capitulo II Da Seguridade Social o artigo 196 diz o seguinte:

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Todo texto sobre o assunto no link Saúde Na Constituição Federal.

Sobre o bolsa família.
Tudo bem que sem alimentação a pessoa adoece e vai parar no SUS, mas mesmo recebendo esse beneficio as famílias beneficiadas procuram também o SUS de qualquer maneira.

Bom de qualquer maneira esse governo vai ter cortar gastos excessivos pra direcionar a outros setores, não pode deixar de investir na Saúde porque a Constituição Brasileira o obriga e não vai deixar de custear a pobreza criada por ele mesmo porque, pobreza rende votos, mas a pobreza com saúde rende mais.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Belo Horizonte 110 anos.


A Comissão Construtora de Belo Horizonte

Dia 12/12 comemora-se aniversário da cidade de Belo Horizonte, fundada em 1897 BH comemora seus 110 anos de existência. A primeira cidade do Brasil construída com um planejamento prévio, Beagá ainda é adolescente se comparada a outras cidades brasileiras.
Nasceu nos primeiros anos do regime republicano, quando setores da elite agro-exportadora assumiram o poder político.
Em Minas, grupos emergentes ligados à cafeicultura da Zona da Mata e Sul de Minas assumiram a bandeira da mudança da Capital, contra os interesses consolidados na região mineradora, em processo de estagnação e decadência econômica. Antes a capital do Estado de Minas era na antiga Vila Rica atual cidade de Ouro preto.

A primeira tentativa de transferir a sede do Governo para uma cidade diferente de Ouro Preto data de 1879, quando os inconfidentes liderados pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier vulgo Tiradentes o qual nós mineiros temos muito orgulho, planejaram instalar a capital de sua república em São João Del Rei. Depois disso, mais quatro tentativas foram feitas, todas fracassadas. A questão só veio a ser novamente pensada após a Proclamação da República. Só que dessa vez, não se tratava de uma simples transferência, mas a construção de uma nova cidade.

A primeira cidade planejada do país inchou, projetada por uma equipe de engenheiros entre eles o paraense Aarão Reis que desenhou prevendo separar os setores urbano e suburbano, delimitados pela Avenida do Contorno. Grandes avenidas, ruas largas, quarteirões simétricos, um parque central. Tudo que lembrasse Paris, Washington, e colocasse Belo Horizonte entre as grandes cidades do mundo a antiga Curral Del’Rei (em alguns livros encontra-se escrito Curral de El-Rey ou el Rey) tornou-se Cidade de Minas, em um decreto de 1906 expedido pelo governador da época tem o nome mudado para Belo Horizonte; é inaugurada com muitas obras ainda por serem terminadas em 12 de dezembro de 1897.
Em 29/12 - É empossado o primeiro Prefeito de Belo Horizonte Dr. Adalberto Ferraz da Luz que foi um dos engenheiros construtores de BH.
1899 - Belo Horizonte tinha uma população de 25.000 habitantes.
Os engenheiros responsáveis pelo projeto previam que ao completar 100 anos, Belo Horizonte teria uma população de 200 mil habitantes. Passados mais de cem anos de sua fundação, Beagá possui mais de dois milhões.

Já falei aqui algumas vezes sobre Beagá aqui no blog inclusive o parágrafo todo acima foi um plágio de mim mesmo do texto postado aqui, acrescentei pequenas informações. A primeira vez que escrevi sobre Beagá está aqui. E em mais outros tantos posts publicados aqui mesmo No Congelador. Dois sites interessantes: Arquivo Público Mineiro e História de BH.

Falar da minha cidade é realmente difícil como publiquei uma vez, porque o mineiro ele é “come quieto” matuto, mas ninguém o passa pra trás, vivo na capital, os hábitos interioranos estão entranhados em toda sua gente. Mineiro fica encima do muro, mas é pra ver a boiada passar, os que têm cabeça quente se engalfinharem e pra ver as lindas mulheres passar.
Beagá como toda metrópole não está livre
Falar da terra que eu amo é extremamente, verdadeiramente parcial, não trocaria as montanhas de Beagá por nenhum outro lugar no mundo, sua história, seu folclore, sua música, seus bares, seus monumentos, sua gente esse povo que faz de Belo Horizonte a capital de Minas Gerais que também é cercada por montanhas e tem uma maravilha de gente: _ O povo mineiro.

Parabéns a Belo Horizonte no seu centésimo décimo aniversário e que venham muitos mais anos pela frente.


quinta-feira, dezembro 06, 2007

Política nova.

Acho que hoje em dia o assunto mais chato, inconveniente e irritante é falar sobre política; não precisa entender muito, ter orientação política ou ser militante partidário para poder sentir que ela está presente sob diversas formas em nossas vidas.
Quem nunca ouviu a expressão: política da boa vizinhança? Nada mais é do que saber harmonizar as relações com todos os que os cercam eliminando possíveis desentendimentos graves futuros e se houver algum, sempre existirá um canal aberto ao diálogo, com esse sistema sabe-se também que é ou não a pessoa com mais ou com menos aptidão para o debate e em qual o nível se dará essa conversa.

Na política tradicional que todo mundo conhece onde todos votam e podem receber votos desde que lancem seus nomes aos cargos eletivos vagos, a bem tempo só nos tem trazido desgosto.
Nunca vi tantos inescrupulosos andando nos “corredores do poder”, Brasília é a central da corrupção, uma incubadora de grandes corruptos e corruptores.
Os acontecimentos todos já conhecem os personagens também, o elenco pode variar de vez em quando, mas o roteiro não muda, a trama é mesma e a vilania parece que é o papel mais procurado e por azar nosso esse é o que mais tem de sobra, enquanto o papel de “bonzinho” pouco procurado e os que pegam pra fazer são muito canastrões, o caso não é bem compará-los a atores o que só desmereceria e muito a classe artística.

No passado era fácil identificar quem eram os bons e maus políticos, não vivi na época, através de documentários e livros fica claro de como era feito a política nas décadas onde o Brasil tinha uma democracia modesta e que engatinhava, mas livre de generais ditadores.
Existia uma oposição e uma situação que deixava bem claro ao povo quais eram os seus propósitos no parlamento nacional sediado no Rio de Janeiro.

Hoje no parlamento não se sabe quem é a favor do povo ou contra, aliás, são a favor deles mesmos, deixando claro que na hora em que estão em apuros o corporativismo é claramente demonstrado. Todos a favor de todos em beneficio de seus mandatos que lhes garantem, prestigio poder e enriquecimento e contra parte do povo que os elege, pois não os escuta deixando de punir a falta de ética e moral dos congressistas.
O povo prefere deixar a política para profissionais na arte de representar uma simples dor de cabeça para não explicar a grande dor de cabeça que provocam na população que está cheia de ver picaretas resolvendo problemas nas “bases”.