Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Novo Blogger.

A notícia já é velha, mas pra quem migra para o novo blogger é uma novidade atrás da outra e elas nem sempre são agradáveis.
Pra mim a grande novidade é o template em XHTML que vai dar muita dor de cabeça pra quem acha que sabe HTML.
XHTML (EXtensible HyperText Markup Language) combina XML (Extensible Markup Language) com HTML. Mais formalmente, XHTML é um XML reescrito do HTML. O que isto significa na prática?
XML e HTML têm muito em comum. Uma única diferença e muito importante é que XML é linguagem de marcação genérica enquanto HTML é uma linguagem de marcação específica para documentos de hipertextos.

Pra colocar o haloscan dá um pouquinho de trabalho, essa dica eu peguei no blog da Luma que pegou daqui.

Outras mudanças estão visíveis dentro do Painel de Controle, claro que não vou citar todas, mas indo em em: Definições>>Site Feeds não aparecem mais as opções sim ou não, aparece só o modo avançado e Permitir feed do blog que você deve optar por completa, publicar feeds que é uma ferramenta importante hoje em dia além de poupar tempo com abertura de páginas inteiras tem lá outras vantagens.
Agora as mudanças no template é visualizada sem sair blogger não precisa republicar o blog, ou seja não abre um navegador em separado.

Tiraram da aba Definições>>Formatação a opção Codificação que deve estar configurada na opção: Universal (Unicode UTF-8), os blogs e alguns sites são configurados assim para serem publicados em UTF-8, uma codificação universal que suporta todos os idiomas.

Só que algumas pessoas inclusive eu, estamos tendo dificuldades com acentos que podem aparecer errados no perfil ou no corpo do blog.
Percebi que no Internet Explorer esse erro aparece, no Firefox não, modificando-se a codificação na aba Exibir do navegador esse problema é corrigido, mas ao iniciar o navegador novamente o problema persiste. Há quem conseguiu resolver reescrevendo as palavras erradas no HTML do blog, mas nem todos conseguiram.

O que mais me deixou chateado foi não ter mais como poder usar o Wbloggar para postar, segundo a Flávia Sereia o problema é a incompatibilidade de API (Application Programming Interface), um conjunto de funções e sub-rotinas usadas pelos programas que informam ao sistema operacional como executar determinada tarefa; além obviamente de o usuário agora logar com uma conta de email, não mais com um nick qualquer.
Há tempos atrás eu e Flavia buscando uma ferramenta que substituísse o Wbloggar para um outro projeto descobrimos o Windows Live Writer, ferramenta de publicação de blogs integrada à plataforma Live, que faz uma infinidade coisas. O Writer funciona com o novo blogger, mas é um programa ainda beta, coisa que não recomendo a ninguém, e precisa de um requisito pouco divulgado o Microsoft .NET Framework.

Ainda não testei para ver a sua funcionalidade para com o blogger, mas na época em que testei pra um outro, projeto não obtive êxito. Download do Writer.

Acontece é que não gostei da mudança, talvez por falta de costume. O tempo resolve essas diferenças, mas hoje eu por enquanto não trocaria para o novo blogger como já troquei só resta aceitar e entender o funcionamento, que é simples, mas toda mudança requer um tempo de adaptação.
Mas já estou no rastro de saber se existe um meio de reverter este processo, se houver voltarei pro time que estava ganhando.
UPDATE:Comentário importante de Flávia Sereia nesse post.

Junio, vc esqueceu de falar que o performancing firefox, uma extensão para o firefox, também dá para usar com o novo blogger.

E uma noticia boa, tem um jeito de vc mudar o template do novo blogger no modo html, na parte do template, tem no final da pagina um link utilizar modelo classico, ao clicar lá o template fica em html e dá para se editar numa boa.

terça-feira, janeiro 23, 2007

O herdeiro de Bolívar?

Hoje em dia se fala tanto em racismo, preconceito, xenofobia e comecei a lembrar da figura nojenta e antipática do presidente Hugo Chavez. Vê-se que o homem quer causar um abalo na América Latina. Com a cada vez mais ausente presença do ditador cubano, Chavez toma pra si a figura do homem que pode causar um terremoto bem ao estilo das sempre republiquetas latinas assoladas desde sempre por regimes autoritários e ditatoriais.

No tabuleiro político nota-se que mandatários emergentes estão assumindo seus cargos e cada vez mais tenho a impressão de que a América Latina está entrando num caminho quase sem volta; uma rota de colisão com a democracia e o estado político de direito. Presidentes que mais parecem insurgentes do neo-socialismo despontam neste novo cenário.

Recentemente com a reunião do bloco comercial sul-americano vimos que ninguém se entende, todos só querem vantagem sem dar as contrapartidas e ainda vem Chavez recente integrante querer deteriorar o agora já fragilizado Mercosul e juntando a ele o ex índio e ex cocaleiro Evo Morales. E o presidente brasileiro sempre ao lado dessas lideranças altamente instáveis, é nítido que Lula nunca soube bem escolher seus “companheiros”, esteve sempre cercado de pessoas que em algum momento o traíram ou chegaram perto disso.

Mas quando falei no início de preconceito lembro dos que se dizem antiamericanos, isso é uma forma de preconceito, odiar um povo pelas ações de seu líder, ou odiar a bebida mais famosa do mundo e ainda o sanduíche mais comido no mundo inteiro. Odiar isso odiar aquilo é o que freqüentemente vemos as pessoas nutrirem tal sentimento ao povo Americano ou ainda ao país.

Não me preocupo com um presidente que não sabe o que fazer que é o caso do apalermado Bush, me preocupo com os presidentes que sabem muito bem o que vão fazer.
O venezuelano Hugo Chavez, o iraniano Mahmoud Armadinejad e o norte-coreano Kim Jong-il este último uma potência declaradamente nuclear. Não tem valor porque se opõem ao imperialismo americano, mas porque constituem ameaça mundial, se um dia algum deles levantar de um mal humor além do normal pode-se esperar conseqüências graves.
Chaves agrega a esquerda populista, Armadinejad além de apoiado pelos aiatolás agrega os radicais fundamentalistas islâmicos e Jong-il tem a bomba. Fora Índia e Paquistão que tem bombas nucleares também, enquanto a maior parte da população está na mais terrível miséria.

Não é nada agradável ver o presidente brasileiro perto desses líderes tribais, socialistas, fundamentalistas, sentados encima de bombas nucleares.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Certo ou errado.

Que a língua portuguesa é uma complicação só todo mundo que lida com ela já sabe, mas a cada situação nos surpreendemos com uma ou outra palavra dentro de uma expressão que soa bem ruim aos ouvidos, aliás, ruim pronuncia-se corretamente como se estivéssemos fazendo uma separação entre sílabas, ficando então certo pronunciar certo ru-im. Isso só vem a comprovar também que a palavra escrita por vezes é diferente da pronunciada.

Nem tão recentemente ouvimos a expressão “eu repilo” pronunciado pelo “mão grande” e companheiro do presidente, um tal de Zé Dirceu.
E está certo! Eu repilo (presente do indicativo), manifestar rejeição.

Muitos anos atrás eu pronunciava “radicalidade” palavra que não existe e fui prontamente corrigido por uma ex-namorada e sempre que vou dizê-la troco por outra e lembro da ocasião.

Outra palavra que soava estranho é: “eu compito”, de competir; também presente do indicativo, ta certo! Nessa categoria de tempo verbal acha-se casa palavra que causa estranheza, mas está certo.

Outro dia corrigi um amigo que disse: “que a perca de tal material...” eu disse que o certo era perda, isso me deixou curioso e fui procurar o tempo verbal e o certo é perca mesmo.
Perda é substantivo feminino que realmente exprime um ato ou efeito de perder.
Dependendo da composição da frase ou usa-se o verbo ou se ele não aparecer pode-se colocar o substantivo.

Enfim a língua portuguesa é bem complicada e usá-la informalmente não requer requinte nenhum, ainda mais hoje que se escreve tão errado principalmente no diálogo virtual.
Acho que formar e dizer uma frase com palavras erradas dependendo da situação não tem problema nenhum, seria bom que a pessoa a fizesse intencionalmente, mas sabendo no que errou ou está errando, não para sair por aí corrigindo os outros, mas pra conhecimento próprio, nunca se sabe quando vai precisar da maneira formal de se comunicar na maneira escrita ou na falada não é!

Já disse várias vezes em diversos lugares que o importante é se fazer entender e ser entendido, mas até pra isso foram criadas regras.
Não tenho nada contra, ser compreendido é o que interessa e uso dessas facilidades da comunicação que se transforma o tempo todo, pra me fazer ser entendido. Surge a todo momento palavras criadas que definem muito bem uma situação, assim como palavras que já existem que transportadas pra uma outra situação torna o enredo até mais pomposo. Eu adoro a palavra: “caixa dois” que foi devidamente reinventada para “dinheiro não contabilizado”, isso é um show! Melhor ainda é: “dinheiro do porquinho (cofrinho) inocente”.

Quando comecei a escrever tinha em mente falar do trecho de uma música que quase a vida inteira entendi que em determinada parte da letra eu ouvia: “...Avental todo sujo de novo...” e só a alguns anos atrás descobri que na verdade é: “...Avental todo sujo de ovo...”. Ainda bem que essa descoberta não causou trauma nenhum, só espanto.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Atendente real.

Quase nenhum dos grandes prestadores de serviços não nos avisam mais nada, acerca de inovações, novidades ou alterações sobre serviços. Está tudo lá no site da empresa ou pelo menos chega lá primeiro para depois o público saber mais ou menos o que vai acontecer.

Mesmo as notícias são amplamente filtradas assim como sempre aconteceu nos meios de divulgação, mas “lá no site” aparece primeiro, até mesmo por hoje a demanda de velocidade da informação ser muito grande, e se “tempo é dinheiro”, com velocidade é mais dinheiro ainda.

Se não bastasse ter de “falar com a máquina”, os famosos 0800 e a lista de serviços especificadas em cada uma tecla de telefone, quase não falamos com pessoas que fariam o serviço de nos orientar na busca, quase tudo é na tecla e na intuição, pois certas opções parecem duvidosas.
Migrou da informática para o cotidiano a atendente virtual, essa entidade nefasta que tem uma voz de Dart Vader e é fria como o ar do pólo norte. Tudo é resolvido com ela, mas nem tudo que precisamos saber ela foi programada pra responder e ao final das opções só lhe resta desligar o telefone.
Ir no site, nem todos tem acesso a um terminal, ligar a secretária virtual te atende isso quando não houver algum funcionário de telemarketing marionetizado e com alta carga de gerundismos no baú de conversação, tudo bem que isso são normas gerais que cada empresa adota a sua maneira conforme conveniência.

As informações buscadas devem estar no meio mais acessível possível e as transmitidas de forma que todos possam entender com o acréscimo de um diálogo tipo aquele em que você enche a paciência do funcionário de perto ou de longe até conseguir explicações ou ter resolvido o problema.

Como era bom quando por falta de energia você ligava para a fornecedora de energia, ficava tecendo uma colcha de reclamações no ouvido do atendente, aí o bairro inteiro ligava congestionando todas as linhas e se a cada dez minutos não voltasse a energia... tome ligações de novo.
Hoje se isso acontecer a voz gravada do outro lado te diz que já sabem do problema e estão providenciando reparo, logo a seguir desligam e você fica com cara de “misturador de tintas” ao término da ligação, como era bom infernizar o atendente com várias ligações.

Agora o virtual é o meio e pode perfeitamente se ambientar entre dois mundos, transitar por querer e poder.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Sua excelência o futuro candidato.

Há tempos ta faltando um mineiro na presidência da república.
Teve o Itamar Franco, mas esse é que nem doce de chuchu, nos dois anos e meio que presidiu o Brasil só serviu pra tapar os buracos deixados pelo presidente Collor, no governo de Minas junto com Newton Cardoso (volta pro mar oferenda!!!), quase levaram o Estado à falência.
Tem agora o vice-presidente Zé Alencar, mas também falta a identidade da política mineira nele.

Sempre tive o anseio de ver o governador reeleito de Minas Aécio Neves na presidência da república.
Não sou militante partidário nem simpatizo com essa política praticada no Brasil, a simpatia é mais pela pessoa, por tê-lo conhecido na juventude, e pelo trabalho que ele desenvolve desde que abraçou definitivamente a vida pública.

Ontem saiu no jornal francês Le Monde uma matéria quase biográfica sobre Aécio.

“Aécio leva não somente a herança de uma família avalia o jornalista Franklin Martins, mas o da principal escola política do Brasil ", diz, recordando a longa lista de presidentes mineiros.“

“Se Tancredo tivesse governado, o Brasil seria outro. Tinha a autoridade moral para efetuar as reformas que o país espera sempre", afirma o seu neto.”

“Ser presidente não é um plano de carreira, é um negócio de destino"
diz ainda Aécio ao jornal francês.

Aqui a matéria na íntegra em francês, óbvio.

O jornal ainda ressalta a disputa para a presidência da república em 2010, onde na disputa interna no partido Aécio terá como oponente e favorito à candidatura José Serra governador de São Paulo. Uma das hipóteses é que Aécio perdendo as prévias do partido, troque de partido.
Lula ainda nem começou seu segundo mandato e o tabuleiro político já se meche preparando para as eleições presidenciais de 2010.

Bem seja em que partido for e se estivermos vivos até lá, não é novidade pra ninguém, já tenho candidato.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Inutilidades.

Sempre tem umas coisinhas interessantes ou não na Internet. Acho que todo internauta é bom observador. Outro dia vi o nome da proprietária do pc e fui descobrir como se fazia aquilo embora seja interessante não tem praticidade nenhuma a não ser ocupar espaço ao lado do relógio do Windows, siga os passos:

1- Ir para o Painel de Controle
2- Duplo clique em Opções regionais e de idioma
3- Em Padrões e formatos clique no 'Personalizar’
4- Clique na aba 'Hora’
5- No Formato da hora, troque 'H:mms' para ficar 'H:mm tt" (com um espaço entre mm e tt)
6- Em symbol a.m e Symbol p.m ponha a palavra pretendida que quer (tem que ser igualzinha nos dois)
7- Clique na orelha 'Data
8-Em formato de data por extenso, adicione a palavra pretendida (comece por pôr espaço no princípio e colocar a palavra pretendida no final com apóstrofes ( ' , ') no final)
9- Por exemplo, se quiser por o nome 'Windows irá ficar assim : 'dddd, d' de 'MMMM' de 'aaaa 'Windows'
10- Clique ok e ok.

Sempre você se pergunta ou te perguntam qual o número do seu IP (É a identificação numérica dos computadores definida pelo protocolo IP. Toda máquina que faz parte da Internet possui um único e exclusivo endereço IP. Internet Protocol. Um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. Responsável pela identificação das maquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas.) existem várias maneiras, para saber qual é seu IP basta digitar no Prompt de comando (Iniciar >>Acessórios >>Prompt de comando): IPCONFIG /ALL. Funciona no XP nas outras plataformas Windows não sei. Uma outra mais fácil é no status de sua conexão ir na aba detalhes e lá está o seu IP.

Arte:
Inutilidades.

Dicas facilmente encontradas na Internet.