Pages

Ads 468x60px

domingo, dezembro 23, 2007

São Nicolau e o Natal.


Espero que neste Natal o bom velhinho traga além de presentes, o mais importante, saúde, paz, fraternidade solidariedade, igualdade, saúde, realizações e mais um tanto de outras coisas boas que fazem bem à mente e ao espírito.

A história do Papai Noel se confunde com a de São Nicolau isso quase todo mundo deve saber. Nicolau foi um bispo nascido na Turquia no ano 280 d.C. que tinha o ato de dar presentes sem se identificar. Nicolau era um homem rico e de bom coração costumava ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas, durante à noite, em suas casas.

Dizem que a primeira pessoa que ele ajudou foi um vizinho que tinha em mente prostituir suas filhas para não passar fome. Assim Nicolau juntou umas moedas num saco e jogou pela janela desse vizinho durante a noite, sem que ele soubesse. Eu ouvi em algum lugar não tenho certeza se era Nicolau que jogava moedas pela chaminé elas caíam faziam curva e entravam dentro das meias colocadas sob a lareira das casas. As meias eram colocadas ali para secarem se eu não estou enganado.
Que pontaria hein!!

Após sua morte e a constatação vários milagres atribuídos a ele o bispo foi santificado. A associação do santo ao Natal teve origem na Alemanha e espalhou-se pelo mundo. E em cada país de acordo com suas culturas São Nicolau foi tomando diferentes feições de acordo também com o folclore popular.

No Brasil ruralista do início do século XX ainda era comum a figura do presépio, reis Magos e da Sagrada Família, da segunda metade em diante a figura de Papai Noel e da árvore de Natal já compunha o cenário de um Brasil mais urbano.

Só para ilustrar porque utilidade não tem nenhuma, mas até o ano passado o Google Earth tinha “um esqueminha” chamado Santa Tracker que dava pra rastrear a rota do Papai Noel, legal pra quem tem filhos, sobrinhos, crianças no geral. Este ano o esquema não ta funcionando, o mais perto que cheguei de algo parecido foi no site Norad Santa Tracker onde a pessoa baixa o Earth já com um meio de rastrear o Noel. Não testei, portanto quem quiser fazer o teste é por sua conta e risco.

Dando uma reforçada, Feliz Natal a todos e boas festas e lembrem-se do aniversariante do dia.

1 comentários:

Anônimo disse...

acho mt interessante essa historia!