Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, junho 26, 2006

Essa tecnologia II.


Também não é pra radicalizar tudo tem seus motivos e apesar de pagarmos o preço por toda essa tecnologia o que devemos é tirar proveito dela. Claro e tirar muito, no campo da medicina quantos avanços tivemos a partir da implantação das novas descobertas um exemplo comum é na medicina esportiva a longevidade de jogadores de futebol tem sido muito maior, joelhos estuporados ganham mais uns cinco ou seis anos de carreira nos gramados. Na ginástica os joelhos de Daiane estão aí firme e forte ajudando-a a ganhar medalhas.

Por falar em esporte o meu favorito a Fórmula 1, é de lá que sai as grandes inovações tecnológicas que um dia vão parar nos carros de passeio, por falar em F1 que cara azarado é Kimi Raikkonen, excelente piloto, porém colocaram uma uruca brava no cara, teve problemas em dois pit stops que fez e na última volta escorrega na sujeira da pista e entregar de graça o segundo lugar pro Schumi vai ter sorte assim lá na Alemanha esse Schumacher.
O Rubens insiste em brilhar, mas sua estrela não tem brilho, Felipe Massa com equipamento de segunda tem de fazer milagres, Villeneuve mostra que não herdou o talento do pai; bom e o resto pra quem gosta e entende já sabe o que aconteceu.

Poderia ficar aqui listando tantos e tantos benefícios as novas tecnologias trazem pra humanidade e poderia listar também o seu lado ruim afinal de contas o homem é um animal que consegue reverter melhoramentos em desastres pra si e para o próximo em um suposto benefício pra humanidade em menos tempo do que o que foi gasto na criação inicial. É uma capacidade absurda essa tanto no lado positivo como no negativo.

Que coisa horrorosa!! Quando o futebol vai evoluir? Quando perco meu precioso tempo em ver uma partida de futebol, presencio um desastre; duas seleções que jogaram mal o tempo todo uma delas é injustiçada com a marcação de um pênalti que não houve. Quis ver esse jogo pra saber se a Itália tava jogando aquele bolão que todo mundo dizia que ela estava jogando.
Na minha opinião de ignorante nesse esporte (não é a toa que não gosto de futebol) a tecnologia já deveria estar muito mais presente em campo assim como ela é usada fora dele, um lance daquele era pra ser avaliado em replay pelos três ou quatro árbitros ou todos no estádio que seja; já que envolvia a passagem de uma equipe pra próxima fase e possível eliminação injusta de outra como ocorreu.
Três considerações a serem feitas:
_ Porque cargas d’água três minutos de acréscimo em uma partida que iria mesmo pra prorrogação? Terminasse o jogo aos 45 e segue prorrogação.
_ Um jogo feio daquele merecia disputa de pênaltis, assim nivela tudo por baixo e quem tiver sorte ganha.
_ Se a Itália ganhar a Copa, agradeçam a sua excelência o árbitro dessa partida que claramente influenciou o resultado.

Por fim a tecnologia está aí para ser usada quer queiram ou não, que agradeçam os matemáticos, engenheiros, economistas e todos os profissionais que perdiam horas e horas fazendo intermináveis anotações em blocos de papel e agora com o auxílio do computador nem precisam fazer muitos cálculos complicados existem programas que desempenham essa função.
As distâncias diminuíram, homens e mulheres aprenderam a se conhecer e a conhecerem-se, a longevidade humana aumentou a inteligência simplista regrediu e a analítica aumentou, a visão periférica e difusa aumentou.
Avanços e retrocessos basta saber usar o velho bom senso pra se satisfazer e se beneficiar da tecnologia e não o contrário.

sexta-feira, junho 23, 2006

Essa tecnologia.



Tenho um conhecido que vive reclamando do tal computador que sempre trava “dá pau”. Me liga pra resolver um problema aqui, instalar um programa ali e nesse meio tempo fala de todas as ruindades das novas tecnologias. Nos tornamos escravos dela! O tempo no computador nos restringe até as necessidades excretoras! O tempo torna-se escasso e é completamente relativo!

As novidades não precisam de tantos questionamentos e demonstrações de aversão, precisam de compreensão. O próprio tempo vai se encarregar de limitar ou expandir as novidades assim como ele faz com nossa mente, a capacidade de absorver, assimilar ou simplesmente ignorar a aurora da humanidade.

É como dizia minha avó que nem cheguei a conhecer: tudo nos é dado de maneira que possamos compreender, se preferimos ignorar perdemos uma grande chance de aprender que errar é uma opção desagradável.

Mas ainda continuo achando que celular foi feito pra falar e pronto! Ou melhor, ponto.

terça-feira, junho 20, 2006

O Oráculo de Bacon.

Estava escrevendo um outro texto e começa um filme com os atores protagonistas Kevin Bacon e Charlize Theron, parei. O filme Encurralada (Trapped), não vou fazer sinopse ou comentários existe gente mais competente outras nem tanto para fazer um "raiox" do filme e além do mais estou tentando assisti-lo.

Lembrei de uma vez em que li um projeto que não sei se foi desenvolvido pela Universidade de Virginia nos Estados Unidos, provavelmente sim, claro que o ator teve algum mérito na idéia, eu poderia ficar aqui enrolando e traduzindo tudo que no site descreve sobre o mecanismo que consiste numa simples busca.
O Oráculo de Bacon funciona assim: você digita o nome de um ator e em no máximo seis passos esse ator é associado a Kevin Bacon, ou seja, o ator que você digita é associado a seis outros atores e seus respectivos filmes até chegar ao filme em que o ator mais próximo trabalhou com Kevin, não necessariamente precisando chegar ao número de seis, as vezes o segundo ou terceiro já é o que trabalhou com Kevin, assim praticamente todos os atores estão ligados a ele pela afinidade do trabalho.

O princípio básico é o mesmo que move os sites de relacionamentos, com dois, três ou quatro contatos você estará ligado a milhões de outras pessoas no Brasil e podendo abranger o mundo inteiro que esteja linkado na web, também se conhecendo por afinidades.

Você pode fazer um teste entrando no site O Oráculo de Bacon digite um nome de ator ou atriz de preferência contemporâneo a Kevin e ainda vivo se já tiver morrido talvez funcione, tentei Christopher Reeve e deu certo. Com atriz Luana Piovani que está muito bem viva também deu certo.
Os nomes, as seqüências de atores são links que direciona a outra página com toda a filmografia e informações básicas sobre a vida do ator ou atriz.
Pra quem gosta de cinema e/ou a vida de astros e estrelas do cinema pode ser uma boa diversão.
Fora isso a teia mundial de computadores (www) já existe há muito mais tempo do que imaginávamos, todos de alguma forma estamos ligados, mas isso é outra história.

quinta-feira, junho 15, 2006

Marca d'água.

Bom hoje o post é uma dica pra quem gosta de exibir fotos, seja no orkut, multiply, flickr, fotologs, flogs da vida e afins.
Visito pouco, aliás, nem tenho freqüência em visitar página de fotos dos conhecidos, a não ser no orkut se vou deixar um recado (tem gente que insiste em chamar de scrap mesmo depois de mais de um ano que o orkut foi traduzido) enfim, deixo um recadinho e vejo se tem fotinha nova.

Todas essas fotos possuem uma propriedade visual, que não é respeitada e com isso qualquer pessoa pode copiar, nem há um mecanismo que impeça assim o copiador maluco pode fazer o que quiser com ela.
Percebi que muitas pessoas têm o cuidado de publicá-las num tamanho menor, nem tão pequenas para que os outros precisem de lupa pra enxergá-las e nem tão grandes para que seja fácil copiá-las e fazer uma manipulação depois.

Bom as minhas dicas são as seguintes ao publicá-las deixe sempre num tamanho padrão e que seja sempre menor que 640x480, 400x300 está de bom tamanho. Uma foto que o objetivo for mostrar o rosto algo perto de 240x270 está bom, dependendo da rotação da foto, ou seja, você usou a câmera na posição normal ou de lado aí pode variar, mas sempre em torno desses números, claro que estou me referindo a pixels todas as máquinas e celulares digitais vêm com programas específicos pra manipulação de fotos se você já não tiver um do seu agrado.

Algo mais drástico ainda é colocar uma marca d’água na foto como, por exemplo, seu nome, apelido, nick que usa na Internet ou mesmo a URL do local onde ela esteja hospedada e ainda site/blog caso você tenha por exemplo htt://seublog/site.com.br, no fim do post vou dar alguns exemplos.
Uma marca d’água precisará de um programa mais possante (não conheço programas menores pra efetuar esta tarefa, mas com certeza deve existir) tipo o Photoshop.
Conheço e vou dar a dica de como fazer esta marca em três programas: Corel Draw, Photoshop e PaintShop Pro. São dicas simples pra usuários bem iniciantes, porque a intenção é buscar o resultado final e não fazer tutorial, evidente que usuários avançados sabem que existem diversas maneiras de se alcançar o objetivo usando outros caminhos e várias técnicas.

Bem vamos por a mão na massa:

Photoshop:
Abra um documento vá em File>>New>>tamanho 200x60 pixels>>transparente.
Escreva o que quiser, em seguida vá em Layers>>Flatten Image, sua imagem ficará com o fundo branco.
Em seguida clique em Filters>>Stylize>>Emboss, configure Angle -141 e Height 2 e clique "OK"
Pronto salve este documento como *.jpg, ele será seu padrão de marca d’água sempre que abrir uma foto logo em seguida abra este documento e usando a ferramenta seta (move tool [v]) arraste-o para a foto
No Painel Layer clique em Blending Mode e mude a configuração de Normal para Soft Light. Sua Marca d’água está pronta.

PaintShop Pro:
No PaintShop o processo é muito parecido.
Abra um documento File>>New>>tamanho 200x60 pixels>>transparente.
Selecione a Ferramenta Texto configurando o foreground e o background na cor preta. Na Tool Option utilize a seguinte configuração:

Create as: floating
Font: escolha a fonte (que não deve ser fina)
Size: tamanho da fonte (dependerá do tamanho da foto ou imagem que receberá o efeito)
Strock width: 1,0 (espessura do contorno)
Anti-alias: marcado
Font/Style: Bold e Italic
Line Style: Solid

Digite o texto e clique no botão "Apply" e depois clique em Selection>>Select None (ou Ctrl+D)
Clique em Layers>>Merge>>Merge All (Flatten). Sua imagem ficará com o fundo branco.
Clique em Effects>>Texture Effects>>Emboss. Salve este documento como *.jpg
Sempre que quiser aplicar a marca abra este documento clique em Edit>>Copy (ou Ctrl+C), em seguida abra a foto e clique em Edit>>Paste>>Paste As a New Layer (ou Crtl+L).
Com a ferramenta Move (Mover) posicione texto no local escolhido. Na paleta Layer clique em Blend Mode e mude a configuração de Normal para Soft Light.
Sua marca d’água está pronta.

Corel Draw:
É mais rápido importe um documento com a ferramenta texto digite o que quiser vá no menu efeitos e selecione lente ou aperte Alt+F3 então abrirá a caixa lente, na
barra de rolagem nessa caixa selecione transparência, selecione o quadrado branco e dê a taxa de transparência que quer na caixa lente e dê um “ok”, pronto.
No Corel que é um programa de vetorização esse efeito ficaria com uma aparecia melhor se você trabalhasse com bitmaps, mas aí o “trem” complica e muito isso só pra usuários mais avançados. Em todos os casos um detalhe é importante use de preferência uma fonte (letra) bold, bem encorpada, sólida para o resultado final ficar em destaque. Sugiro Arial Black ou SerpentineDBold.

Se você não tem nenhum desses programas pode usar o se programa de manipulação de imagens que preferir e digite o que quiser assim sua imagem terá “estampa” mostrando a propriedade da figura.
Lembre de duas coisas todas essas dicas não são receitas de bolo, você pode alterar a seu gosto e por fim no mundo da informática não existe a palavra impossível, um expert pode pegar essa imagem e com um bom programa de editoração de imagens retocar a foto e restaurar a imagem de modo que fique original.

A intenção é resguardar o possível a sua imagem, para que você continue exibindo os “seus cliques” nos seus espaços sem dores de cabeça no futuro.

Bom você pode posicionar na foto a marca ou simplesmente o texto aonde quiser. Você pode fazer com que uma marca d’água fique aqui ou digitar apenas o texto que quiser aqui.

segunda-feira, junho 12, 2006

A instituição do namoro.



Bom hoje em dia é namorar, casar está fora de moda há muitos anos é muito trabalhoso dispende muito dinheiro e como as prioridades hoje são outras namorar é mais barato e sem grandes compromissos, sem grandes doações voluntárias, sem aquela "entrega" que todo mundo fala. Se casamento hoje fosse bom existiria o dia dos casados, no máximo que ouvimos é aquela pelada do fim de semana: solteiros X casados.
Muito esperto foi quem idealizou que casados são eternos namorados com isso qualquer tipo de relação é namoro conseqüentemente motivo pra se comprar presentes e ter mais um dia onde se comemora o afeto amoroso ou união fraterna entre pessoas é mais motivo pra se ir as compras. Presentes não são bases de uma relação

Do namoro para o casamento é um pulo e ao mesmo tempo um dia que nunca possa vir a chegar como já disse casar é muito caro "juntar os travesseiros" é o que mais se aproxima da realidade assim sem vínculo se não der certo cada um volta pra casa dos pais e pronto, se morava sozinho retorna a antiga condição e fica tudo resolvido.
Namoro é bom cada dia uma nova descoberta, a sensação de que o amor sentido ontem foi menor do que o de hoje e boas previsões para que o de amanhã tenha a possibilidade de ser maior ainda.

Namoro é o dia a dia palavras, soltas ao vento, poemas que fazem levitar, cafunés intermináveis debaixo da unha do dedão do pé, é minha gente cafuné desde que a pessoa goste de fazer ou receber qualquer lugar é bem vindo! Cada um tem a receita obviamente preparada pra cada tipo de pessoa afinal todos temos diferenças.
Namoro não acaba falido, simplesmente termina e logo em seguida começa-se outro com intervalo ou não, é mais fácil namorar, o litígio não vai para o tribunal, a separação de corpos é imediata, o cachorro, gato, cacatua ou jabuti de estimação não é do casal.

Quem nunca namorou um dia vai namorar é um processo natural pode-se pular esta etapa e partir pra fase mais avançada de uma vez, mas enfim o namoro vem. O toque, o olhar, o sorriso, a fuga, o olhar desinteressado, o olhar de soslaio, o abraço, o guti guti, o problema pessoal não compartilhado.
Cada um em sua casa com visões do mesmo acontecimento por ângulos diferentes, opiniões diferentes e de uma maneira imprevisível concordando e discordando de tudo, ninguém é igual ainda bem!

No dia dos namorados ninguém fica sozinho por não ter um namorado, fica só por ser humano e ser pessoalmente individual estar namorando ser casado não é se tornar siamês do outro não é dividir órgãos vitais ou não é compartilhar e vivenciar pensamentos e sentimentos. A instituição do namoro não precisa ser inerte para não cair precisa de movimento para não perder o equilíbrio.





II BlogEncontro RJ dia 10/06/2006

Da esquerda pra direita José Viana, João M., Lucimere, Marcia Clarinha , Micha (de joelhos pagando promessa), Joana, Monica, Luana, Litinha, Jululu, Vanzoca, Leiloca. (Os que não achei o link me perdoem e na seqüência também).
As sandálias na frente da Micha é de alguma banhista incauta, o cara lá atrás de bermuda e boné é um figurante pago por eles pra foto ficar realista e os de bicicletas mais atrás são ciclistas que se perderam na volta da França e vieram parar aqui no Brasil.

Resolvi identificá-los, pois acho que todos postaram fotos em seus respectivos blogs, mas não se identificaram, como sou muito curioso escolhi uma foto daqui, uma que estivessem mais um ao lado do outro o máximo possível pra haver condições de dizer quem é quem.
Conheço virtualmente uns mais outros menos e o restante nem sei de quem se trata (que pena), mas ta feito aí o meu registro.

sexta-feira, junho 09, 2006

Seus direitos.

Sempre achei que todo cidadão além de ter deve procurar seus direitos. Ontem os ministros do Supremo (STF) decidiram que cliente de banco é consumidor, portanto o código de defesa do consumidor aplica-se nesses casos. Os bancos estão em terceiro lugar na lista dos setores com mais reclamações de consumidores. Só perdem para os planos de saúde e as empresas de telefonia. Mesmo assim, queriam ficar fora do Código de Defesa do Consumidor, sob a alegação de que ele entra em conflito com as normas que regulam o sistema financeiro, entre outras coisas os bancos ficam obrigados a atender os clientes no máximo em quinze minutos.

Tempos atrás tive um problema com uma bóia que durou um mês de uso e furou, depois de algumas insistências e negativas da loja em trocar foi só mencionar Procon/MG que logo o problema foi resolvido, a bóia voltou pra fábrica em São Paulo e tive de volta uma mercadoria novinha, afinal a garantia era de 6 meses e ainda estava no prazo de recorrer.

Em outro episódio foi justamente com a companhia de telefone daqui, uma confusão minha e outra maior deles fez com que a conta viesse num valor fora do padrão de gastos da casa.
Três telefonemas e uma ida na companhia pra resolver o problema. É um tal de abrir protocolo pra registrar a reclamação de contestação do valor de conta, sempre os computadores estão fora do ar e prazo de 72 horas pra averiguar e retornar com uma ligação. Ta certo que a companhia é grande, mas sistema fora do ar?! Isso é desculpa pra não resolver o problema na hora, ta parecendo mais carro de F1 com problema, pra tudo a desculpa é pane hidráulica, acabou o combustível? Pane hidráulica! As marchas não entram?! Pane hidráulica!

O sistema de uma companhia assim é bem sobrecarregado, mas a ferramenta humana é despreparada pra atender a contento e hoje em dia com advento de secretárias eletrônicas e virtuais ao escutar uma voz de uma pessoa do outro lado infelizmente a raiva por toda a incompetência pessoal e inoperância do sistema é descontada no pobre atendente que escuta calado e inerte.

Resultado a conta telefônica deste mês veio no valor de R$0,00 outro equívoco desse pessoal, se o valor é zero isso não paga nem o papel nem todo o processo pelo qual essa conta chegou até mim. Se for ao menos pra constar que viesse uma carta menor invés de vir uma fatura enorme no valor de zero reais. Não reclamo muito pelo contrário só acho que o sistema é burocrático demais, desgastante demais, mas nem por isso deixo de exercer os meus direitos e é o que todos os que se sentirem lesados nos seus direitos devem recorrer a todas as instâncias pra cobrar o que é seu de direito.
Como disse uma amiga: Quem não chora não mama.

terça-feira, junho 06, 2006

S.P.C.

Um dos dispositivos inventados para resguardar o crédito enfim tem uma realidade prática pra mim, proteger o consumidor dos vendedores indesejáveis ou não!
Sempre que um vendedor via telemarketing me oferece algum produto ou serviço, digo não! Eles são instruídos pra não desistirem na primeira negativa e voltam em nova investida oferecendo supostas vantagens, isso é pra não perderem a venda nem o cliente em potencial.
Falando rápido dá pra sentir que se pudessem estariam gesticulando compulsivamente, no entanto a técnica é outra – leitura de bula de medicamento.
Esse tipo de técnica faz com que você se enrole cada vez mais e não entendendo direito o que está sendo lhe oferecido é atraído pelos nomes espetaculares que o produto apresenta.

Dizer “não”, não adianta muito porque o vendedor sabe que se não for suficientemente insistente outro será e provavelmente efetuará a venda, então tentar argumentar os motivos de não querer o produto, não surte muito efeito é preciso algo mais contundente, algo o qual o vendedor não tenha argumentos ou saídas para te dar.

Pra vender é uma operação rápida, boleto bancário e cartões de crédito, crédito pré-aprovado (quem foi o louco que assinou esse cheque em branco sem ao menos me conhecer?), facilidades e prazos elásticos tudo muito prático.

Definitivamente entrei voluntariamente e hipoteticamente pro S.P.C. (Serviço de Proteção ao Crédito). Quando um vendedor me oferece um produto imediatamente escuta: Meu nome esta no spc! Um silêncio e o papo se encerra por ali, nada de ficar procurando alternativas pra empurrar um produto que não quero, aliás, é difícil aparecer alguém te oferecendo por telefone algo que você realmente precise.
Estar no spc é um balde d’água fria, um ponto final no assunto, parece até que o vendedor fica com dó de você e agradecendo desliga desejando um bom dia.

Estar com o nome no spc pra mim é como estar com o nome no que batizei de Serviço de Proteção ao Consumidor; é um escudo contra a enxurrada de produtos e serviços inutilitários. Antes que alguém pense que meu crédito está “sujo na praça” muito pelo contrário nunca esteve, mas se estivesse não teria problemas também, porque nada como esse dispositivo pra fazer com que uma pessoa se sinta protegida da febre consumista, não tendo como gastar ela aprende a como gastar e quem sabe a economizar pra pagar o que deve.

sexta-feira, junho 02, 2006

Tudo (ou não) por amor.

Post Comunitário da Micha. A participação é livre.
Hoje o tema é:

Excrementíssimos Senhores Parlamentares... não! Não é uma carta orgânica endereçada aos nobres parlamentares que pegam seus mandatos, ética, moral, e na maior cara de pau jogam tudo no vaso sanitário.
É pra falar de amor, ah L’amour...

Tudo (ou não) por amor.
Vale tudo por amor? Até trair a confiança de uma pessoa? Até quanto vale ir por amor? Vale tudo mesmo? Qual a maior loucura que você já fez por amor e qual a loucura que acha que jamais faria por ele?

Não, não vale tudo por amor! A indústria do vale tudo não dá certo em ramo nenhum da vida. O vale tudo pressupõe falta de ética, sinceridade, honestidade, princípios morais que fazem com que o ser humano conviva em harmonia e em comunidade.
Se uma pessoa acha que vale tudo a lhe falta escrúpulos que é justamente consciência dotada de sentido moral; caráter íntegro.

Amor quando envolve duas pessoas (não ridicularize, existe o amor próprio) é serio, pois mexe-se com a estabilidade emocional de outra pessoa e não se sabe as reações adversas que essa pessoa ou mesmo você terá diante de impasses afetivos. Trair confiança é jogar fora algo que não é dado é conquistado e perder conquistas é mais que perder conquistas é mais que perder território é perder objetivos.

A maior loucura que fiz foi amar demais, quem faz isso cava um buraco pra se enterrar. Entregar-se em um sentimento é pisar em areia movediça, se você caminha sozinho não terá ninguém pra te estender a mão, é caminhar no escuro sem ter quem lhe desvie dos obstáculos.

Respeito quem acha o contrário se entrega, se esbodega por amor. E faça dele um tobogã de sensações incontroláveis, inimagináveis, por que “ele é tudo”, na verdade não é, tudo é aquilo pelo qual jamais uma pessoa passará se não for sensata. Ficar se esborrachando a cada amor não é apenas conseqüência é uma opção e como toda opção é preferível sentir-se e estar inteiro.
Dou chances e administro o amor de forma que ele não seja dominante, seja apenas bálsamo para as dores de outros amores, seja o olho do observador.