Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, novembro 30, 2005

Cinco emails.

As cartas escritas de próprio punhodeixam um pouco de nostalgia ao menos em quem é da geração trabalho de escola escrito a mão e em alguns casos colava-se figuras recortadas de revistas ou jornais; geralmente valia nota bimestral. Dez páginas para daqui duas semanas sobre a história da Guerra do Paraguai! Bradava o professor.

E os garotos fazendo muxoxo iam embora pra casa pensando nas canetinhas coloridas, folhas de papel ao maço que teriam de comprar, fora as pesquisas eventuais que seriam feitas na biblioteca pública isso pra quem não tinha a cobiçada e cara enciclopédia Barsa, os mais riquinhos se viravam com a enciclopédia Britânica mesmo.

A escrita à mão como conhecemos hoje levou milênios para atingir o atual estágio e o que fizeram? Inventaram código Morse, telex, fax, máquina de escrever etc. tudo pra agilizar comunicação e encurtar a distância e em certos casos para formalizar os assuntos antes mesmo deles serem debatidos.

Cada vez vejo as pessoas escreverem menos, as pesquisas de escolas são feitas via Internet e em alguns casos entregues impressas em folhas de papel A4.
Uma coisa não mudou nesse tempo todo o receituário médico continua tendo cada garrancho que os médicos insistem em não parar de escrever praticamente ilegível. Certa vez ouvi como desculpa: -os anos todos de faculdades e a correria em escrever pra entregar trabalhos fizeram com que eles apressassem a escrita e a caligrafia foi distorcendo...

Outro dia uma amiga pediu pra eu escrever uma carta pra ela, foi tão inusitado que até assustei e perguntei: escrever o que? ela: qualquer coisa, ora! Escrevi até cansar. Preciso escrever mais cartas e postar no correio.

A modernidade é isso abandonamos velhos hábitos incorporamos novos e assim nos adequamos aos novos tempos as várias formas de linguagens que surgem. O computador sem dúvida esta entre um dos maiores avanços da segunda metade do século passado. O editor de texto então foi um programa que facilitou e agilizou ainda mais a escrita impressa. Mas definitivamente deixou um sério problema de vício de escrita, escrever errado. Claro que não é ele que escreve errado éa pessoa; juntado isso com o teclado ferramenta sensível e dinâmica que dispõe de muitos recursos a escrita ficou como a caligrafia do medico. Por vezes lemos digitadas palavras ás vezes incompreensíveis, mas nada de grave até aí até porque ninguém tem obrigação de escrever bem e correto o tempo todo. Vai de cada um querer se fazer entender ou não.

Escrevi cinco emails pessoais coisa que raramente faço e percebi que preciso exercer mais essa prática até porque escrevi poucas linhas em cada um deles, em média dez linhas incompletas em cada. Um meio que de certa maneira substituiu as cartas, pois integra rapidamente emissor e receptor sem perda de tempo, sem enfrentar filas. Mas ocorre as vezes a falta do registro uma vez que se não fizer back up em uma futura formatação da máquina e como geralmente não imprimimos, perde-se tudo. Achei um email bem antigo que recebi e quanta diferença, a pessoa na época vivia situações que hoje ela nem se lembra que passou por aquela determinada fase.
Outra diferença o email estava em um bloco de notas e nem sequer podia se sentir aquele cheiro de mofo, coisa que com papéis é facilmente detectável com o passar dos anos. Datas também fazem falta émais uma forma de registro, ao terminar uma carta assina-se o nome escreve-se a data e pronto por ali você percebe a letra trêmula ou firme, segura; o papel chega a respirar nas mãos do destinatário. Depois de lida a carta guarda o sentimento de quem a escreveu e de quem a leu, seja qual for o assunto.

Somente com nostalgia passageira, porque o caminho é seguir ao lado de toda tecnologia possível para alcançar, chegar mais próximo de todos os meios possíveis de comunicação, até continuar com aquela mais singela que consiste numa troca de aperto de mãos e um sorriso no rosto.

Hoje também tem post meu no:

ELUCUBRAÇÕES CEREBRINAS

Vem comigo.




O Prêmio BP Para Blogs criado pela Bia, continua rolando Clique aqui e vote nas várias categorias e claro eu concorro em duas delas com o blog pessoal categoria: Post longo, e categoria bog em conjunto com o Miscelânea S/A.

Image hosted by Photobucket.com

domingo, novembro 27, 2005

Proteja seu PC.

A cada dia a tecnologia avança dois passos retrocede um, mas enfim na guerra tecnológica um vírus é descoberto outros dez são criados e o grande lance é você ter um bom anti-virus e bom firewall tudo em defesa do seu precioso computador.
Segue aqui um Site de Antivírus, com mais de 50 opções. Tem do Avast! ao VirusBlaster, passado pelo Norton, Panda, AVG, Pc-cillin, Bitdefender, Rav, enfim, tem mais de 50 opções, a sua escolha.


http://www.antivirusbr.com.br/antivirus/antivirus.htm

Mas a guerra não se restringe a quem quer proteger e quem quer prejudicar sua máquina; ela existe também entre as gigantes softerhouses. Aplicativos essenciais para o funcionamento de, por exemplo, o seu navegador predileto em conjunto com os sites desenvolvidos pelas empresas, são retirados deles ou inexistem, é necessário instalar é o caso do Microsoft Virtual Machine.
Devido a um processo movido pela SUN, o XP não trás suporte para sites que contenham Java, entretanto este problema é solucionado instalando o Microsoft Virtual Machine. Faça download do arquivo MSJAVx86.exe e instale o suporte.Use os endereços:


http://200.189.182.180/Downloads/ibanking/msjvm.exe
http://www1.bb.com.br/w/bb/ds/winxp/msjavx86.exe
ftp://ftp.mackenzie.com.br/pub/download/plugins/msjavx86.exe
http://www14.bb.com.br/winxp/msjavx86.exe
http://www.tse.gov.br/utilidades/download/MSJavx86.exe
http://www.prece.com.br/images/new/MSJavx86.exe


Talvez ao instalar o aplicativo seja necessário fazer a seguinte operação: clique em Iniciar e, na opção Executar, digite a linha de comando C:\MSJVM\msjavx86.exe e, em seguida, clique no botão OK.

Descobri que precisava desse suporte ao tentar fazer transações bancárias o homebanking nosso de cada dia no meu caso não de todo dia, mas de pelo menos uma vez por mês. Depois de instalar o Firefox descobri que necessitaria repetir essa operação e se ela não der certo no próprio site do FF tem o caminho indicando onde achar o suporte Java com 3 vezes o tamanho do necessário para o IE.

A praga virtual se dissemina velozmente e os cavalos de tróia e spywares estão para o computador assim como a gripe aviaria está para as aves. Esses spywares podem ser maliciosos ou não, dependendo do tipo. Quando estão instalados num computador, eles podem estar coletando dados estatísticos seus, como por exemplo que sites você acessa, quantas vezes por dia, e em quais horários e enviam esses dados para empresas que geram preciosas estatísticas que valem muito para empresas de informática, principalmente do ramo da internet. Se todos os spywares fizessem somente isso, até que não seria um problema tão grande, pois apenas estaria quebrando sua privacidade. O maior problema são os spywares maliciosos, que podem estar coletando suas senhas de email e principalmente de banco (homebanking) e enviando esses dados para os criadores que mais adiante poderão limpar a conta bancária. Além desse gravíssimo risco, também tem alguns spywares malandros que deixam seu computador lento (com perda de desempenho de até 50%), dando erros no navegador de internet, entre outros problemas. O detalhe é que a praticamente nenhum anti-vírus detectam esses spywares, por não se tratar necessariamente de um vírus. Se o seu computador tem acesso a internet, as chances de ter pelo menos 1 spyware instalado é de cerca de 90%.

Uma boa dica é usar além de um bom antivírus é usar um bom firewall, no mercado existem bons, mas aconselho o Zone Alarm e o Norton, em um motor de busca pode-se achar um tuto sobre eles principalmente sobre o Zone Alarm que tem disponível na versão free uma performance tão boa quanto a share e enquanto escrevia o post e conversava com ela descobri mais um de qualidade o Sygate Personal Firewall.

Pra quem usa XP deve saber e se lembrar que existe o recurso de restauração do sistema o Windows XP apresenta uma ferramenta mais avançada e simples de proteger o sistema contra erros e falhas, esta ferramenta encontra-se em Acessórios / ferramentas do sistema .
Você pode usar a restauração do sistema para desfazer alterações feitas no computador e restaurar configurações e o desempenho. A restauração do sistema retorna o computador a uma etapa anterior (ponto de restauração) sem que você perca trabalhos recentes, como documentos salvos, e-mail ou listas de histórico e de favoritos da internet.
As alterações feitas pela restauração do sistema são totalmente reversíveis. O computador cria automaticamente pontos de restauração, mas você também pode usar a restauração do sistema para criar seus próprios pontos de restauração. Isso é útil se você estiver prestes a fazer uma alteração importante no sistema, como a instalação de um novo programa ou alterações no registro.

Pois é eu pretendia falar sobre dois outros programas essenciais para seu pc mais eles são meio complicados de lidar assim como o zone alarm (alguns acham), mas o importante é você ter um programa bem conhecido e competente para limpar o registro tipo o regclean e um spyhunter tipo o ad-aware ou clean sweeper para executar essa tarefa. Trojans, spyes, ads, mals são mestres em burlar sistemas e protetores, quanto mais ferramentas (programas competentes e que você conheça o seu manuseio) você dispuser para barrá-los melhor.

Mais sobre o assunto visite Pragas Virtuais.

Update: sobre o Prêmio BP Para Blogs criado pela Bia.
Clique aqui e vote nas várias categorias.



Hoje também tem post meu no:


Miscelânea S/A

terça-feira, novembro 22, 2005

Pensamento registrado.

Editor de textos aberto, uma linha escrita iniciada, cursor na vertical piscando mais rápido tanto quanto os olhos possam acompanhar. Penso na avó, avô, gato, cachorro, coisas que não tenho.
Ao fundo um som na maior altura três versões da mesma música executada por três bandas diferentes e ainda por cima com a teclas tooggle shuffle e repeat acionadas, ou seja, execução contínua das três músicas aleatoriamente. Pensamentos cíclicos assim como a melodia repetitiva das músicas, mas diferentes assim como seus arranjos musicais.

Pensar, repensar falta do que escrever? Não! Acima e abaixo dez ou mais temas iniciados e em estágio avançado com meia hora tudo poderá ser terminado. Tudo com muita responsabilidade sempre penso nisso, mas de vez em quando a irresponsabilidade toma os traços as sentenças, falar de algo do qual não se tem profundo conhecimento é meio complicado ou simplesmente por pura indignação mesmo e é o que freqüentemente acontece. Mas a vontade de experimentar a capacidade do leitor de assimilar e concordando ou discordando, cheio de porém e entretanto, é fato que escrever para alguém ou simplesmente para experimentar, não requer um requinte, refinamento, nos dias de hoje reformulando um velho clichê é ter uma idéia na cabeça e um teclado por sobre os dedos.

Certa vez, em conversa no msn ela me disse que blog é laboratório,eu era blogueiro novato e ainda sou... (pausa pra trocar o som de fundo, não agüento mais! Agora as palavras fluem) o aprendizado é constante, tanto pra quem escreve para quem lê. E essa constância é que aprimora a capacidade de pensar,ponderar opinar, escrever, receber críticas, sugestões, apoio etc.

Me incomoda as vezes o fato de opinar e opinar sem ser especialista na área, mas o povo é assim dá seus palpites em tudo isso é muito normal e em blog é necessário essa interatividade é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento disso, um estreitamento de idéias, troca de experiências, desabafo, divã virtual. E no fim das contas o que vale é experiência de vida e especialidades múltiplas do cotidiano, isso todo mundo tem queira ou não, expressar esses acontecimentos é o que nos leva a reportar esses fatos para que eles alcancem um numero maior de expectadores da vida como ela é.

É importante saber do que se fala para não objeto de manipulação é o que provavelmente deva ter acontecido em um caso, fato sem muita importância para o assunto, mas ontem vendo uma dessas propagandas rápidas de partidos políticos, uma propaganda que já tinha visto talvez uma dezena de vezes me chamou a atenção um senhor que com certeza teria passado dos cinqüenta anos de idade de semblante judiado pela vida, voz cansada, olhar totalmente disperso com aparência de matuto que veio de interior ou ainda estaria em um interior do meu Estado, enfim, ele dizia com certa naturalidade sobre o tal partido, que não vem ao caso dizer qual é. Palavras articuladas, elaboradas, que me desculpe se cometo injustiça, mas como uma pessoa daquela poderia entender tanto de política e defendê-la com tanta veemência?

Palavras, pensamentos idéias publicadas; essa palavra é meio mágica publicar é coisa de jornais, revistas... o monopólio das comunicações foi quebrado eu posso ecoar meus pensamentos através de uma mídia gratuita onde diretor, supervisor, diagramador e redator é a mesma pessoa ou seja sou patrão de mim mesmo, será que eu posso pedir um adiantamento para acertar no fim do mês? Pouco provável um trabalho que é entretenimento, informação, diversão, auto-ajuda, diário pessoal ou brincadeira de criança, é coisa séria até quando causa um prazer enorme.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Avalista.

Vendo o filme Dona Flor e seus Dois Maridos me deparei com uma cena no mínimo folclórica: na eminência da ameaça de ter seu título de dívida protestado em cartório o personagem Vadinho diz: O avalista paga. O dono do cartório avisa que o avalista já havia recusado assumir a dívida. Em um acesso de extrema indignação Vadinho começa a discursar: Mas o que é isso onde estamos? Como um avalista não paga uma dívida? Olha eu vou dizer pro senhor uma coisa estou decepcionado, olha que escolho muito bem meus avalista e esse apronta uma dessas comigo! Escolho muito bem eles e esse fica posando de milionário fazendo viagens ao exterior ao lado de belas mulheres... mas a divida ésua! Concordo, mas pra que serve o avalista? Vou ter de protestar o título. Faça isso, proteste, aí a justiça obriga o avalista a pagar senão ele vai preso. É bom assim mais um caloteiro será tirado das ruas. Vadinho pega seu chapéu e sai com o olhar atônito e de boca aberta do dono do cartório.

Claro o diálogo é quase esse não reproduzi fielmente, até porque fica melhor rebuscar as lembranças do fato ocorrido, mas não imprimi nenhum exagero. Essa cena em particular poderia ser pinçada do filme que não alteraria nada seu enredo, ela não liga nada a nada, simplesmente dá a pessoa que vê a noção de como funciona a mente do malandro do filme. Um cara que tem uma porção de defeitos, mas raciocina diferente não tem escrúpulos, no entanto tem ética uma ética um tanto quanto distorcida, uma moral descabida, porém com um certo sentido.

Não estou fazendo sinopse e nem crítica até porque não sei fazer isso de um filme, minha opinião é completamente leiga.
Esse caso do avalista trago pro nosso cotidiano, ninguém gosta de avalizar negócios de outra pessoa seja ela quem for. É raro acontecer isso, quando acontece o avalista éparente direto do avalizado ou tem grandes interesses futuros nesse favor.

Até hoje nunca precisei de avalista nem de financiamentos e etc., mas já ouvi alguns comentários de pessoas dizendo que não faz isso porque já aconteceu de tomar calote, não faz porque já é avalista em outro negócio... não tiro as razões de ninguém. Hoje em dia muitos negócios só são concretizados na base do aval de outrem, é garantia de negócio concluído. Com muitos exageros a imposição de um avalista é muito complicado, um exemplo: certas faculdades impõe o dispositivo do aval para concretizar uma matrícula na instituição. Imagina você passar quatro anos sabendo que só está dando prosseguimento ao curso porque um amigo, parente etc. estálhe proporcionando as garantias exigidas no contrato.

Depender de alguém é muito ruim seja pro que for, você fica com um vínculo de quase subserviência a outra pessoa, seja seus parentes mais próximos, aquele invólucro ao qual você está écada vez mais apertado e no fim a marca do beneficio concedido é de alguma maneira sempre lembrado. E ser avalista deve ser em certas situações um pouco desconfortável, ter de arranjar sempre uma maneira de fazer visitas incertas pra com desculpa de saber como andam as coisas, saber se alguém perdeu o emprego se o salário aumentou enfim saber se a pessoa continua tendo como honrar o contrato.
A pessoa sendo inescrupulosa e é o que mais se tem visto por aí é que mancha a honestidade de outras, sempre há casos de calotes e não precisa ser na base do aval; é cheque sem fundo, cartão estourado, limite do cheque já foi proespaço... agora viver em um país onde o arrocho é cada vez maior, dívida pública e externa impagáveis, salário minguado e o governo ainda vem com papo de a economia estar blindada, ela só estáassim por unicamente estarmos vivendo num miserê danado.

Ninguém merece levar calote de ninguém, mas também não está no controle de ninguém prever um calote iminente, existe gente séria e cumpridora dos deveres. Mas em relações comerciais não existe mais o peso da palavra empenhada, tudo se distorceu e mercadoria vai, mercadoria vem... é o comércio que não para a locomotiva da economia, as vezes me sinto como a água da caldeira outra vezes como a madeira da fornalha, isso é coisa do passado, hoje éeletricidade ou diesel, contudo a ebulição é a mesma.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Aborto e pena de morte: qual sua posição?

Post Comunitário da Micha. A participação é livre.
Hoje o tema é:

Aborto e pena de morte: qual sua posição?

Como um bom católico eu deveria ser contra as duas práticas. Deus dá a vida sendo assim ela a Ele pertence.
Antes de Cristo a lei de Deus era severa e os castigos a quem desobedecesse eram muito pesados. Jesus veio e trouxe com ele o amor e o perdão é como se Deus tivesse revisto sua posição e feito um upgrade celestial.

Hoje em dia onde a família está desmantelada, não se tem religião e tanto a família como Estado não dão acesso a educação; crianças viram adultos sem base de sustentação, moral, ética e cívica. Não se respeitam os pais, a educação escolar quando é inserida na criança, essa educação se mostra ineficiente, e a religião... não entendo quando uma pessoa diz: Eu não pertenço nem a igreja A nem a igreja B, acredito em uma força... uma luz... na natureza... etc. tudo isso é uma manifestação de Deus; agora que igreja não salva isso realmente eu não concordo.

Falei um pouco sobre religião e igreja por o assunto estar muito ligado a religião no sentido de ela discordar sobre essas práticas. Algumas religiões orientais em especial os Islã é radicalmente a favor da pena de morte, em outras bebês femininos são rejeitados e se puderem ser descartados como se fossem papel, são sem se pensar duas vezes.

Na época em que vivemos falar em aborto e pena de morte apesar do resultado final ser o mesmo são duas coisas distintas. Abortar por abortar é crime da mesma forma que matar. Existem certas especificidades na prática do aborto que a lei aprova essa intervenção na gestação de uma vida. E em caso de estupro a maioria das mulheres deve saber disso, em caso do feto não haver tido a formação do cérebro, esqueci o termo agora.

Pena de morte já é comum o sujeito mata o outro sem pedir permissão ou ter autorização de ninguém é a lei do cão.

Quando o Estado toma pra si a responsabilidade de interferir no processo da vida fica mais complicado principalmente na pena de morte pra bandido. Pode-se cometer injustiças e em países civilizados que tentam respeitar os trâmites legais da lei e que adotam a pena de morte, ela já se mostrou ineficiente contra o combate a queda dos delitos penalizados com a morte. É curioso ver países em que a pena de morte é exercida da seguinte maneira: político se apropriou de dinheiro público morre, se acontecesse aqui Brasília ia ficar cheio de ar pelos corredores da esplanada dos ministérios, congresso e planalto.

Como já disse o Estado se dar o direito de matar ele não estaria sendo diferente do criminoso, não nos compete julgar quem deve morrer ou não. Em uma situação hipotética um juiz sentenciaria um parente ou um filho a tal pena? Jáavançamos muito no processo democrático para retroceder a ponto de nos igualarmos a quem tira a vida ilicitamente. Argumentos como: Matou tem que morrer! A pena de morte inibiria o crime! As cadeias ficariam vazias... isso tudo não adiantaria e seria desastroso, da mesma forma que a legalização completa do aborto, não pode!

Por coincidência vi um programa ontem 10/11 em que uma mãe por ciúme da criança matou o filho de 2 meses de vida apenas porque o marido havia abandonado ela. Pensei: Poxa com tantas mulheres querendo engravidar e não consegue, essa mata o filho. E ela matou o segundo filho também. Seria o caso dela ter abortado antes de parir a criança? Ela merece morrer por ter matado? Talvez sim! Mas não é a nossa justiça lenta, lerda e subjetiva que tomaria uma decisão assim, o amadurecimento dessas questões de aborto e pena de morte deveriam ter sido tomadas há décadas atrás para os equívocos hoje serem menores.

Um referendo sobre pena de morte hoje como já foi pesquisado teria 84% de aprovação da população, é por isso que não fazem um referendo abordando o assunto écerto que todos quereriam ver assassinos, bandidos, criminosos hediondos serem assassinados pelo Estado. Você se habilitaria em ser o carrasco?

Uma mãe vive em paz ao saber que um dom supremo e divino lhe foi concedido e simplesmente ela abdica dessa condição pensando somente em: ainda não era um bebê, era só uma sementinha que fiz o favor de não deixar crescer.

Em certos momentos penso que sou favorável à pena de morte e aborto ao ver tantos casos escabrosos e que em certos momentos dão asco, mas pensando friamente como um bom e velho bundão não tomaria para mim o destino de uma vida seja ela na fase inicial ou na terminal, pois quem mata de alguma forma já morreu.

E não deixem de ler o post de hoje 11/10/2005 do blog Miscelânea S/A feito por Flávia Sereia sobre: Lendas urbanas da Internet .

quarta-feira, novembro 09, 2005

Escambos da redação.

Sempre que quis emitir uma opinião pessoal sobre um determinado assunto usei esta expressão: escambos da redação. Blogueiro novato que sou, mas leitor de colunas em jornais e revistas sempre vi a expressão: notas da redação. E ao começar a ler blogs li esta expressão em alguns deles quando o assunto era uma opinião objetiva ou parcial ou nenhuma das duas, sobre determinado assunto.
E sempre que faço uma nota da redação eu digo escambos, claro que na época quando me veio a imaginação na cabeça eu pensei notas associei com dinheiro, lembrei de escambos moeda de troca em séculos passados, então formou o título do meu comentário de certas ocasiões.

Nos últimos dias vi as figuras patéticas de Hugo Chaves, Maradona e Fidel Castro. O primeiro um doublê de populista bolivariano, o segundo um doublê de craque de futebol e a personificação do bom moço e por último um comandante doublê de Dom Quixote.
Todos são a cara da América latina em crise, Nestor Kischner, Vivente Fox e Lula ficam pro final.

Chaves pensa que com seu populismo de botequim levará a Venezuela ao patamar de nação desenvolvida. Bater verbalmente no presidente americano é seu hobby predileto enquanto as periferias das províncias venezuelanas amargam uma enorme pobreza além de miserável decrépita. Sem saneamento, sem comida, sem estudo e assistência médica sendo um país com a quinta reserva de petróleo do planeta, é obvio que Chavez não governa com e para os pobres.Governa pra si e sorri quando os atoleimados pulam junto com ele.

Maradona um jogador que seria um gênio se não usasse a mão pra fazer um gol que foi validado por incompetência de arbitro e bandeirinha em copa do mundo. Ganhou uma copa do mundo de futebol na mão grande, eles (o país) organizaram e levaram a copa de 1978 por meios hoje sabidamente escusos. Sua comissão técnica dopou um jogador brasileiro oferecendo-lhe água em partida oficial.
Usuário de drogas ilícitas até onde se sabe só cocaína achou que poderia continuar viajando e jogando bola sem uma punição severa. Ídolo de um país que teve grandes altos e poderia ter sido o único da América latina com título de pais desenvolvido. No entanto amargou como os outros países da região revoltas militares que levaram a um retrocesso de mais de quarenta anos e é aí que se encontra Eva Perón até hoje idolatrada como uma estadista que nunca foi e uma freqüente comparação com o ideal de governante que eles ainda desejam.
Maradona é pop a força na tv, com um programa que já entrevistou Pelé a quem não suporta, Xuxa só pra pegar um pouquinho do carisma que ela tem junto ao povo argentino coisa que ele perdeu um pouco ao virar uma caricatura de si mesmoao quase morrer de tanto cheirar pó e por fim entrevista Fidel em um rapa pé danado exibe uma tatoo com a cara do Fidel em sua perna, eu hein!!!

O comandante de um país pobre e miserável onde tudo é comum a todos não existe lojas com diversidade de marcas de roupas, sapatos, utensílios domésticos, etc. seu mérito consiste em manter uma medicina de ponta, atletismo competitivo, educação escolar em níveis razoáveis em um país que sofre embargo comercial há décadas, mas é garantido que para o comandante e seus familiares nunca faltou nada.
Líder junto com o Che de uma revolução que pretendia impor a esquerda socialista como mola mestra do planeta a começar pela Argentina, Uruguai. Em Cuba foi bem sucedido até a ilha deixar de receber dinheiro russo com a queda do socialismo da União Soviética, por aí já se vê que o socialismo não era um sistema tão forte assim. Mas até hoje a ilha mantém o sistema de governo com pulso firme e se fosse tão bom morar lánão existiria uma fuga em massa de cubanos para os Estados Unidos.
Hoje o comandante fala muito (e como fala, em discursos que duram em media 5 horas) só não está sozinho, pois a presença ectoplasmica de Che junto com jovens que usam camisas estampadas com o rosto revolucionário não deixam os ideais do século passado descansarem em paz. E ainda tem seu boneco mongolango do Chaves (o venezuelano, não o mexicano) para tentar recuar a América latina a dois séculos atrás.

Por fim Vicente Fox o cowboy mexicano prefere ficar perto do poder, ou seja, é americano desde criancinha. Nestor Kischner conseguiu peitar o FMI deu o calote na dívida, renegociou e a Argentina cresce 8% ao ano(chorando e apertando o Brasil cresce 3,5 a 4% ao ano). O Lula toma banho de lama (não a medicinal) diz que está tudo bem. Continua dizendo que foi traído, mas não diz nomes, fala que tinha que comprar o aerolula, pois o sucatão tava em frangalhos (realmente ele não iria agüentar as inúmeras viagens que Lula faz.) incorporou ao seu vocabulário a palavra inverossímil, nada contra a sua cultura eu diria reduzida, mas falando assim ele atéparece o professor Pascoale, e todos sabemos que Lula não é um assíduo leitor... ele não gosta de ler mesmo.
Bom, de Brasil ta todo mundo careca de saber e não querer saber bulhufas nenhuma.
E pra terminar compartilho com vocês a notícia de que o Lula assistiu Dois Filhos de Francisco a bordo do aerolula. Detalhe o filme não saiu em DVD ainda. (tisc)

Tremam o gigante asiático vai engolir você um dia. A China compra quase tudo do mundo, fabrica e exporta quase tudo para o mundo, é socialista no papel e capitalista nas atitudes fechou acordos comerciais enormes com os Estados Unidos, coisa que o Brasil tentou e não conseguiu. Que saudades do tempo onde em quase tudo importado se lia: Made in Taiwan, mas isso já era um aviso.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Igual como?

Pedi por telefone um bujão (em outros lugares deve ter outro nome, por exemplo: botijão) de gás para entrega delivery. Solicitei a marca X e atendente do outro lado da linha disse que tinha somente a marca Y, mas que Y era igualzinha a marca X que eu havia pedido inicialmente, pedi para que ela esperasse um minuto e fui perguntar a mamãe se X era igual a Y, ela disse que era. Com o telefone em mãos pedi para me entregarem e trouxessem troco pra $$$$.

Ao desligar o telefone comecei a pensar se X=Y tem alguma coisa errada isso na matemática nem sempre dá certo, na biologia teria que nascer menino; comecei a divagar sobre um monte de possibilidades em várias áreas, ou seja,estava enlouquecendo.
Tratando-se de mercadoria, X não pode ser igual a Y se forem iguais quais os motivos da troca de nomes? Quem enche os bujões são firmas diferentes sem vínculo nenhum umas com as outras, tem alguma coisa errada nessa relação comercialum produto não pode ser igual ao outro a menos que seja feito pelo mesmo fabricante e o que é pior pra pirar de vez gás não é fabricado é extraído o máximo que pode acontecer é ele passar por alguns processos químicos atéser definitivamente envasado. Até um bolo feito em casa raramente sai um igual ao outro, apesar de se usar os mesmos produtos a mesma batedeira, o mesmo forno e por aí vai.

Os produtos nas fábricas têm prazos de validade, lote e uma série de outros fatores externos que os tornam diferentes entre si mesmo sendo da mesma marca que dirá de marcas diferente.

O motogás (inventei o nome agora, nem sei que nome a categoria tem) trouxe o bujão entregou recebeu o $$$$ e parei de pensar um pouco, aliás, perdemos muito tempo pensando em coisas que fazem parte do cotidianocostumeiro do afazeres do dia a dia de cada um. Coisas interessantes outras nem tanto além do mais por que eu estava empregando parte do meu tempo com uma ocorrência tão caseira quanto a compra de um bujão de gás?Acho que foi justamente pelo fato de não ter conseguido adquirir o produto marca X.
Costume, isso é que inconsciente nos faz obter hábitos até então desconhecidos por nossa consciência analítica.

Obtendo os mesmos efeitos ou não produtos são como hábitos que contraímos ao longo de nossa existência. Levantamos escovamos os dentes e tomamos café, saímos logo em seguida pro trabalho, escola, faculdade, pra caminhada na praça ou simplesmente voltamos pra cama. Tudo isso não necessariamente na mesma ordem, entretanto temos uma prática rotineira ou não que de alguma forma faz com que estejamos quase sempre em movimento. O que não fazemos éacordarmos e esperarmos o café vir até nós, ou o trabalho, estudo e principalmente o gás propano até porque de alguma maneira fazemos algo para que ele acabe e tenhamos que pedir um outro bujão cheio. Assim sãonossas baterias interiores, as que nos fazem movimentar, temos que gastá-las e depois de um bom relaxamento ou uma noite de sono estamos completamente refeitos.
Nessa parte o bom é que não existe marca X ou Y e sim uma boa dose de cansaço com vontade de deitar e dormir sem pensar em ligar pra ninguém.

terça-feira, novembro 01, 2005

Alucinações alucinógenas e infecciosas a 40°,6 - Avareza

Guardei tanto e contigo não quero dividir. Não quero te dar nada, entenda é apenas uma maneira nova de poupança pessoal vitalícia, você não pode ver um centavo da minha felicidade que não comprei, extorqui. Pra que comprar sendo que há meios mais fáceis de se adquirir tanto aquilo que precisa ou não.

Não me faça dizer que tenho muito! Não tenho. O mínimo que tenho é insuficiente e tenho planos para guardar ainda mais tudo que vier. Tudo que tenho é uma galeria particular de repouso exclusivo de tudo que poupei. Tesouros em forma de notas, moedas, barras, lingotes, amores, paixões, alegrias reprimidas.
Moro modestamente por isso não mantenho ostentação, por exemplo: mantenho caderneta na mercearia e tudo que comprei foi fiado e sem intenção de pagar, prestações nunca, comprar nem pensar! Comprar o que? Se posso pedir emprestado e nunca devolver.

O povo me chama de unha de fome, mão de vaca essas expressões tão toscas quanto quem as pronuncia e cá pra nós a vizinha comprou um carro último modelo 0km, mas na hora do aperto é aqui em casa que vem pedir uma xicrinha de pó de café, isso eu empresto porque já é o pó da segunda coagem de café.
É o seguinte depois de passar o café pego o pó coloco no sol, ele seca e recolho pra usar dele novamente. Engraçado a vizinha deve gostar do pó de café assim, pois pede com freqüência... pra comprar carro ela tem dinheiro.

A avareza tomou conta daquele homem que por conseqüência acumulou um monte de outros defeitos de comportamento. E como definir os defeitos dos outros sendo que quase nunca reparamos em nossos próprios? Parece que os defeitos mais graves encobrimos e os mais leves deixamos escapar por mero descuido ou por desleixo mesmo, ninguém nota essas coisas miúdas, e se notam são intrometidas demais.

Guardar e guardar de tanto armazenar a comida estragou e o dinheiro... esse estáva dentro do colchão aquele que pegou fogo na casa grande é isso que da usar velas pra economizar luz, agora a casa grade ta lá toda chamuscada e sósobrou a estrutura de pé. Agora moro no barracão dos fundos independente, mas na mesma propriedade, minha toda minha; e atualmente usando iluminação de candeia não corro riscos, o único inconveniente é que as narinas ficaram pretas aí todos pensam que cheiro fumo de rolo, mas só masco ele.

Guardar... todos nos guardamos alguma coisa se não guardamos escondemos e isso no ser humano é normal, são nossos tijolos de construção que ao longo da vida usamos pra erguer o que somos a fachada para os outros verem, toda fachada tem de ser bem bonita, a de uma casa pintamos de tempos em tempos, nosso corpo leva sabão, água um creme de vez em quando. Natural é o tempo que castiga ambas as construções.

Com tudo guardado longe dos olhos de todos seguimos levando os cacos de nossa vida, do que fomos e do que somose quem sabe se juntarmos esses cacos decifrando o enigma do que um dia pretendemos nos tornar, deixaremos de guardar desnecessariamente os fantasmas das aspirações que controlam os instintos de amealhar mais pó nas gavetas da grande cômoda de nosso corpo cômodo. E quem sabe um dia voltar a oferecer e receber novamente.