Pages

Ads 468x60px

terça-feira, agosto 30, 2005

Fator Rhesus.

Um amigo, há um tempo atrás me perguntou qual era meu tipo de sangue. Respondi que tinha dúvidas se era O+ ou O-, tenho dúvidas porque há anos atrás precisei de uma intervenção cirúrgica e obviamente entre os exames necessários, está a coleta de sangue para se saber a contagem de hemácias, glóbulos brancos, vermelhos, plaquetas, leucograma, eritrograma da pra examinar também se o dono da amostra tem ausência de algumas proteínas, predisposição a doenças, ou se já teve ou tem algumas delas, depende do que o médico pede. Lembro que na época me disseram que meu tipo sangüíneo é O (vogal)...

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar no tal hemograma completo, pois então, a partir desse exame pode-se ter uma "radiografia" do estado hematológico do paciente.
No início da década de 40 do século passado dois pesquisadores injetaram em cobaias o sangue do macaco Rhesus e perceberam que elas produziam anticorpos, gradativamente. Concluíram que nas hemácias do sangue do macaco existia um antígeno que foi denominado Rh, hoje conhecido como fator Rh.

Depois de várias pesquisas e vários pesquisadores temos os seguintes tipos ou grupos sangüíneos ABO. Os grupos sanguíneos são caracterizados pela presença ou não de estruturas de açúcares ou proteínas nas hemácias humanas. Essas estruturas, denominadas de antígenos, fazem parte das hemácias, são herdadas geneticamente dos pais e definem o grupo sanguíneo de um indivíduo.

O grupo ABO apresenta 4 tipos (A, B, AB, O) e o Rh é classificado em positivo e negativo. Assim sendo, as pessoas podem ser classificadas como: A Rh+, A Rh?, B Rh+, B Rh?, AB Rh+, AB Rh?, O Rh+ e O Rh?. Só para esclarecer mais um pouco, por que AB? AB porque contém elementos de A e B) e outro tipo diferente, que denominou 0 (zero) (não contém elementos A e B, que com o passar do tempo foi denominado O (vogal).

Para tirar a minha dúvida sem precisar coletar sangue levar ao laboratório e na hematologia descobrir minha tipagem sanguínea, liguei para o hospital conversei com a atendente, ela transferiu minha ligação para o laboratório, lá conversei com outra atendente, ela com o monitor na frente dela (conheço fisicamente o lugar e há vários anos o hospital é completamente informatizado e de qualquer terminal de computador tem-se acesso a qualquer informação dos pacientes, bastando digitar o número do prontuário) disse-me que não tinha autorização para me dar a informação sigilosa. Eu já alucinado lhe disse meu Deus!
É o meu sangue, sei que com algumas tecladas mediante eu te passar o número do meu prontuário, meu histórico médico estará diante dos seus olhos, só preciso saber se é positivo ou negativo? O (vogal), tenho certeza que é. Perguntei a quem ela é subordinada, pedi prontamente para conversar com a superiora e residualmente ectoplásmica, não estava.

Não teve jeito a atendente irredutível não me disse e sugeriu eu conversar com meu médico. Argumentei que ele não iria perder tempo, apenas ligaria para o laboratório (provavelmente conversaria com a mesma atendente) e pediria para me darem a informação, ou seja eu daria uma volta danada pra chegar ao ponto de origem.
As tem o direito até de concordar com a atitude da moça, mas um positivo ou negativo iria causar um incidente tão grave assim?

A razão de eu querer saber o meu fator Rh é para de acordo com ele seguir uma tabela nutricional, não é dieta, pois ainda não preciso emagrecer é tão somente me alimentar de coisas que segundo o estudo dessa normatização, faça bem ao meu organismo. Todos sabemos que o excesso de comida, frituras, açucares etc, é que fazem mal. Diferentemente essa dieta não proíbe nem troca, sugere um costume alimentar não tão diferente do habitual, mas que seja saudável de acordo com a especificidade sangüínea de cada um. como diria Odorico Paraguaçu célebre prefeito de Sucupira "mais prafentemente", postarei algo sobre essa alimentação.

Resumo se eu quiser saber meu fator Rh (não tenho medo de agulha), terei de fazer um exame de sangue somente para saber meu grupo sangüíneo.
Para esclarecimentos sobre as normas técnicas pelas quais são regidos os serviços hemoterápicos no Brasil, elas estão contidas na Resolução da Diretoria Colegiada número 343, de 13 de dezembro de 2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, outro bom lugar pra visitar é o site do Hemominas.
Doe sangue, sangue é vida!

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(6)

sexta-feira, agosto 26, 2005

O que você gostaria de mudar?

Post Comunitário da Micha. Acontece assim ela propõe um tema (desta vez Bia e Gisele, elaboraram o tema) a participação é livre.
Hoje o tema é:

O que você gostaria de mudar?

Primeiro voltaria no tempo e mudaria a minha primeira encarnação na terra lá volta do ano 500 a.c., Cleópatra não foi muito legal comigo e sofri grande desilusão amorosa. Eu a amava e ela a César; depois amou Marco Antonio e suicidou-se pois gostava mesmo era do poder e eu só tinha amor. Seria melhor eu ter começado a vida na Bretanha por volta do século XII, mas sem uma Guinevere para me trair.

Reflexo da primeira vida, com o passar de outras vivências ao longo das eras adquiri certos vícios, manias muito incômodas. Aprendi, acertei, errei, no entanto fiquei longe da perfeição.
Hoje se me culpo dos defeitos e delírios que tenho, não os contraí nas décadas de vida que tenho. É um coquetel de todas as faces que desfilei ao longo dos tempos.

Tenho que estar satisfeito com meu corpo afinal ele é minha casa, minha casca. No dia que papai morreu senti uma ruga nascer no canto dos olhos e muitas outras vieram tomaram conta do rosto e cada uma trouxe uma experiência de vida, porque tira-las com cirurgias ou qualquer outro método? Demorei anos para tê-las não me desfarei delas nem por mera vaidade o meu passado levo no rosto e o meu futuro nos pés.

Se possível fosse, faria tudo novamente de novo e diferentemente coisas novas, as que deixei de fazer por estar desprovido de mais impetuosidade na adolescência. Contudo a tenra idade tem por ofício ser inexperiente portanto, ignorante.

Em alguns momentos das várias vidas que vivi houve um acúmulo de falta de paciência para ou com determinadas coisas e situações, pirraças infantis também me acompanharam até hoje, vícios, manias, hábitos tudo agregado ao longo do tempo e a minha vida ainda é tão curta para se ter tantos opcionais originados com o tempo, por isso acho uma vida só muito pouca.

Quero viver mais, morrer mais, aprender, errar, me achar feio, bonito, gordo ou magro; chegar onde realmente possa dizer o que gostaria de mudar. Mudanças são fases e a cada fase eu quererei ser de tudo um pouco, mas imperfeito para sempre continuar voltando para ter sempre ter algo para mudar.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(16)

sábado, agosto 20, 2005

Two posts on the rolling rocks

TDG

Um dia minha mãe entra no meu quarto, abre as cortinas e diz: Hoje eu acordei com a cachorra!
Saindo debaixo das cobertas e do travesseiro, abro um olho depois o outro, vejo que ainda estou em terra firme, mas o furacão mamãe, começa a ganhar intensidade e se eu ficar mais um minuto em silêncio ela vai me varrer do quarto.

Logo tive certeza do que havia acontecido. Às vezes fico impressionado com a sintonia de pensamentos que as pessoas tem, em particular as mais próximas em convivência ou em parentesco, comungam de idéias, pensamentos e atitudes por vezes em sincronicidade. Eu e mamãe somos assim.
_ Ela ta atacada da gastrite! Logo em seguida veio essa sigla no meu pensamento ? TDG ? Tensão Durante Gastrite.
Eu já senti dores muito fortes no estômago há alguns anos e passei fases ruins durante as crises estomacais, hoje não sinto mais nada.

Dor é algo que tira o ser humano do sério, perde-se completamente a noção de tempo e espaço. Sem contar que a dor é compartilhada assim que dizemos há alguém o que estamos passando ou pelo simples fato da outra pessoa perceber.
Em uma época que ainda eu não tinha consciência do tanto que uma dor pode desnortear a pessoa. Fui ao hospital para ser realizado um procedimento cirúrgico em mim. Hospital público é o inferno na terra, aliás o inferno é aqui!

Na sala de recuperação pós-cirurgia que também funcionava como pré-cirurgia, eu aguardava minha vez. Aos gritos uma mulher reclamava de dor do pós-operatório e aquilo foi me incomodando de tal maneira a ponto de eu pedir que ela não gritasse tanto, aquela situação além de me azucrinar a paciência ia me desestabilizando fazendo que eu perdesse a calma e concentração que precisaria para enfrentar a intervenção cirúrgica que me aguardava.

Hoje, quando lembro desse episódio, associo com fragmentos semelhantes de acontecimentos passados e vejo que a dor é inerente ao ser humano. Faz parte quando sentimos ou quando estamos junto de pessoas que sentem dor é quase por osmose que sentimos a mesma dor que neste caso é totalmente particular.

A dor da carne, do coração, da alma, da perda; com ou sem eufemismos a dor se manifesta e parte de maneira diferente nestes casos.
A dor física aquela que até pode nos impedir de executarmos tarefas corriqueiras e a dor silenciosa aquela que enterramos aos poucos para atenuar a perda, pode corresponder por inúmeras outras formas de patologias mais graves. E o que dizer do poder do amor?! Esse é uma das maiores forças da natureza, se alicerça na alegria, mas anda emparelhada com a tristeza que pode se manifestar a qualquer hora.

Acontece, que tudo tem um começo e para seguir o rastro de algo muito grave, talvez ele possa ter ocorrido depois de uma pequena dor, dor que em efeito cascata desestabiliza todo o sistema imunológico da pessoa.
Enfim, pra eu não ser acusado de charlatanismo ou pratica ilegal da medicina, voltemos à gastrite da minha mãe. É muito ruim sentir dor e pior pode ser a impotência em ajudar alguém que a sinta.

Sofrer junto e dizer palavras de afago, acalento é uma alternativa, remédios caseiros também surtem efeito.
O mais engraçado, porque fazer graça é um meio que tenho de desviar a atenção dela da dor, foi ela vir mais tarde e dizer que tomou um copo de leite para amenizar a queimação que sentia, mas o sinal feito com as mãos para expressar isto, foi igual a de um bêbado pedindo uma ?branquinha? no bar; não teve jeito, meu sorriso foi grande, mas esse eu guardei pra mim.

Template.

Estou as voltas com a elaboração de um novo template ou layout, confesso minha ignorância em distinguir essas duas palavras, pra mim são no fim a mesma coisa.
No início, como eu já disse aqui em posts passados, eu não sabia nada da linguagem HTML, javascripts... (e ainda continuo não sabendo nada), mas quero e faço algo que é revertido pra mim. É complicado imaginar figuras, editora-las e ajeita-las no template para que fique visualmente agradável aos olhos, cores e mais cores é preciso combina-las bem, um layout parece um quadro que pintamos no monitor. E como ninguém nasce pintor, é difícil essa combinação de imagens com códigos geradores de conteúdo, javascripts e outros mais.

Com a aproximação de um ano de blog, resolvi mudar o visual e também testar o que aprendi nesse ultimo ano ? não deu tempo de estudar nada, foi só escrever e escrever... ? não que eu tivesse escrito muito, mas a metodologia organizacional e propositiva é outra, sendo assim o lado pintor ainda não aflorou, faltou o tal ?dom divino?, mas isso eu dou um jeito.
Estava tudo mais ou menos esquematizado até que uma sigla me tirou o rumo e entrei em rota de colisão com algo que desconheço ou desconhecia até então o tal CSS (do inglês

Cascading Style Sheet) ou no velho e bom portuga, folha de estilo em cascata.
E pra que usar isso? _ É para facilitar na futura manutenção e reaproveitamento de código gerado, pois muda-se em apenas um lugar e as alterações são transmitidas para todos os documentos que possuem conexão com o documento CSS.
Muito simples não é? Não entendi nada.

Resolvi que iria fazer o template com esse tal de CSS em associação com HTML, o tempo foi passando e como não entendi o suficiente para executar a página com o código. Corri para a linguagem normal HTML, agora o tempo está se esgotando e nada que preste sai dessa cabeça dura que dificilmente aprende sozinho a mexer, trabalhar com programas e ainda atrelados a uma linguagem tão nova. Não saiu nada que fique aceitável, por enquanto está sofrível.
Vamos ver no que vai dar.

Postado no Weblogger

Comenta aqui:(11)

quarta-feira, agosto 17, 2005

Marcelo, marmelo martelo.

Há uns quatro meses atrás li este livro infantil homônimo ao título do post e que não me recordo o nome da autora, que trata justamente de como as crianças com toda ingenuidade se perguntam e perguntam aos outros porque os objetos têm seus respectivos nomes e como elas começam a ter contato com o meio social em que vivem.

No livro o personagem pergunta por que cadeira tem esse nome e não pente. Este foi um exemplo aleatório que dei, pois não lembro mais fielmente as indagações do personagem.
Quando estou sem fazer nada uma das coisas que me vem a cabeça de vez em quando, é justamente essas perguntas: quem deu os nomes de tudo que circula no nosso universo? Porque elas têm esses nomes?

A maioria das palavras que nomeiam os objetos que nos cercam derivam do latim que é a raiz de nossa língua. É provável que se você procurar uma palavra no dicionário encontrará seu significado e um adendo da origem etimológica. Nossa língua também sofreu influência de outras línguas; grego e as línguas germânicas e indígenas por exemplo.

Com remédios, animais, pássaros,constelações estelares (leia-se astros e estrelas), enfim tudo relacionado com descobertas feitas pelo homem. Dá para entender os nomes dados, pois são homenagens a pessoas ilustres ou feitos marcantes do homem ou ainda um detalhe que torna aquilo familiar ao nome que irá se empregar. Um exemplo disso é que se um dia você escutar que existe no céu quatros estrelas com nomes de: John, Paul, Ringo e George, não se assuste, foi a maneira que o astrônomo descobridor encontrou de homenagear os The Beatles.

Agora isso são nomes dados a nomes, quem disse que aquele pontinho luminoso no céu iria levar o nome de estrela?
Às vezes fico olhando para um pente e começo a me perguntar quem deu o nome aquele objeto de pente. Aí vejo tudo a minha volta e as perguntas são as mesmas.
Ao contrário do personagem do livro, eu já cresci e para não ser internado com problemas mentais em um hospital, tudo passa, volto a ter pensamentos de gente grande.

Ser criança é maravilhoso, é não ter compromisso com nada, comer chocolate e lambuzar a cara toda, chegar em casa chorando porque ao invés de chutar a bola chutou o asfalto. Levantar a saia da tia e ouvir o pai dizer:
_ Esse é o meu garoto!
Ou ouvir a mãe dizer:
_ Essa é a minha princesinha! Quando ela vê a menina tratando a boneca com um enorme carinho.
E sendo criança ninguém ousa dizer ou explicar com ignorância que isto não tem nome daquilo por convenção ou aquilo não tem nome disto porque desde que o mundo é mundo as coisas já vieram com este nome.
Ser criança nos possibilita desabilitar convenções com consentimento de qualquer adulto.
A sabedoria tem infantilidade e a infantilidade reserva uma certa sabedoria.
Ato de Desagravo.

O dia dos pais passou e nem escrevi uma linha sequer sobre ele, estou muito ofendido comigo.
Como diz a música ele foi herói e bandido.
Não nos abandonou ou morreu quando eu ainda era pequeno. Morreu quando eu saía da adolescência, acho que isso acelerou o processo de maturidade.
Bateu, xingou, brigou quando pode ou foi necessário em contrapartida meio bronco, deu carinho, afeto e amor na proporção de suas limitações.
Deixou um bem que ninguém tira a educação e esses ensinamentos carrego, um pouco mais aperfeiçoados, pois eles precisaram de uma esmerilada aqui e ali.
A última vez que vi papai vivo, ele já não me reconhecia, eu chorei só uma vez e de lá pra cá, ele não serve de exemplo de pai, mas serve de exemplo como ser humano, nisso ele foi imbatível.
Descanse em paz, que Deus te abençoe, papai.


Postado no Weblogger

Comenta aqui:(8)

quinta-feira, agosto 11, 2005

Mulheres de vinte.

Sempre fico pensando nas mulheres de vinte. Mas as que têm vinte anos hoje, não as de vinte anos atrás.
As de vinte anos atrás eram obviamente diferentes, claro, alguns anos atrás, não existia tanta cosmética pra elas se embelezarem tanto. As mulheres que se preocupavam com a beleza besuntavam o cabelo de babosa (a própria planta), esticavam o cabelo com rolinhos os famosos bob?s em toucas que pareciam capacetes de alienígena, se depilavam com o philishave, uma rodela de pepino em cada olho e por aí vai.
O ?sofrimento? daquela geração para a de hoje não mudou no quesito manter-se bela. O que mudou foram os métodos, a tecnologia... por falar em tecnologia as mulheres estão mais sensuais, também com a revolução comportamental e o advento de métodos contraceptivos, elas adquiriram independência e passaram a gerir de maneira independente sua vida afetiva, financeira e intelectual, não sendo superior ao homem e sim mostrando que é um ser humano igual nas gerencias e escolhas de vida. Ainda no campo tecnológico, hoje com a invenção novos tecidos, novos cremes, parafernálias eletroeletrônicas... o vestuário mudou, a tez da pele, a cor dos olhos e cabelos, a cintura da calça abaixou, a camiseta subiu e virou top, os vestidos cobrem a frente toda e atrás da pra ver a região sacral toda, por vezes abertos, com fendas, rachas, tudo muito sensualíssimo, aliás a feminilidade não se transforma ou sofre mutações, ela evolui. O caminhar mudou, o assentar mudou, o diálogo. Companhia podem ser as amigas em bando pra balada e seja o que Deus quiser! O calcanhar está lá nas alturas, quando não é o pé todo que está sob uma plataforma de trinta centímetros (as japonesas conseguem essa façanha). A saia diminuiu tanto que agora usa-se junto com o fio 40 (isso aprendi, com a esposa de um amigo) para não ter o incômodo de puxar a micro saia pra baixo e ter de subi-la depois.
As cirurgias plásticas se tornaram aliadas das mulheres, porque são estéticas embelezadoras; engana-se quem pensa que só as de quarenta pra cima, procuram as milagrosas injeções botulínicas. Moças de dezesseis, dezoito anos também se beneficiam delas. Máscaras faciais, esfoliamento, nossa tanta coisa!
Os seios de mulheres que acham necessário, hoje carregam de 250ml a 350ml de silicone. Quando vejo, falo ou penso nisso e agora escrevendo lembro de amigas que fizeram o caminho inverso, retiram o que achavam ser excedente. E tudo fica muito bonito, contando a mulher se sinta bem consigo e nova aparência.
Academias de ginástica com todo o arsenal que tem lá dentro a disposição, para deixar o corpo o mais ?enxuto? possível, principalmente com a aproximação do verão ? lembrei da Jane Fonda com sua cabeleira armada e seus exercícios de alto impacto ? hoje se tem a certeza que o corpo não precisava de tanto impacto para se atingir a beleza corporal.
Mas, naturalmente o biotipo das mulheres hoje, está diferente naturalmente já não sobram dois centímetros de cada lado da região da cintura facilmente elas passam de 1,65 de altura, isso das mulheres que não nasceram para serem modelo de passarela, pois essa categoria já tem em média 1,70 de altura desde os treze anos de idade, com beleza rara e sem problemas com a balança, percorrem o curto caminho onde a beleza e o corpo esguio como o de uma gazela são mostrados a exaustão em passarelas do mundo afora, aliás as adolescentes facilmente enganam na aparência e aparentam serem mulheres de vinte.
  • Quando lembro da minha adolescência, não me canso de arrepender de por não ter namorado tantas alunas ?Olívia Palito? que infestavam o colégio onde eu estudava, elas ficavam no meu pé, e eu firmemente fingia ser celibatário. Tínhamos doze ou treze anos nesta época. Sete ou oito anos depois, ao reencontra-las que arrependimento! Estavam lindas, e obviamente não queriam nada comigo, a rejeição era meu castigo. As mulheres de vinte não esquecem quem lhes deu ?um fora? no passado.
    Parece a síndrome dos vinte. Mas ainda assim as mulheres de vinte de hoje, não se comparam com as de vinte do passado. Lembrei agora da festa de trinta anos da revista playboy, nem era intenção minha escrever sobre esse acontecimento muito menos fazer merchan, mas ilustra bem o assunto, pois se trata da beleza feminina. Na tal festa reuniram-se entre outros as ?ex-capas? que revista conseguiu arrebanhar. Claro que são épocas diferentes, mas a atual ?clicada? é muito diferente em beleza, das musas clicadas no passado.
    O tempo vai passando os padrões estéticos mudando, e sempre as de vinte seja em qual época for serão sempre o colírio para os olhos de qualquer amante das mulheres e de suas belezas de deusas gregas.
    O tempo é muito ingrato e as de vinte um dia terão quarenta, cinqüenta... mas nada que lhes tire o frescor da mocidade, é sim um acréscimo de experiência e o nascimento de uma nova beleza amadurecida.
    E uma nova geração irá perpetuar a beleza das mulheres de vinte.

    Postado no Weblogger

    Comenta aqui:(9)
  • segunda-feira, agosto 08, 2005

    O glamour da bandidagem.

    Há quarenta e dois anos atrás acontecia uns dos maiores crimes da época. O assalto ao trem pagador.
    O trem partindo da Escócia com destino a Inglaterra (Glasgow-Londres), em dinheiro foi roubado o equivalente a US$ 50 milhões, por quatro ladrões armados apenas com cacetetes, um horror para época.

    O roubo muito bem elaborado por Ronald Biggs, depois de preso e cumprir quinze meses de uma sentença de trinta anos fugiu da polícia e da justiça. Veio se refugiar no Brasil.
    No mesmo ano de 1963 ?o grande assalto?, teve seu roteiro adaptado para o cinema tupiniquim com direção de Roberto Farias e elenco enorme mas cito ter conhecidos Reginaldo

    Faria irmão do diretor, Grande Otelo e Jorge Dória. (Eu assisti outro dia, não é ruim não, peca pelo som pra variar e a falta de experiência do Brasil na época em rodar filme policial). Contudo é interessante esse filme que levou o nome de ?O Assalto ao Trem Pagador?.

    Aqui no início de 1978, Steve Jones e Paul Cook, membros da lendária banda punk Sex Pistols encontraram-se com Biggs que cantou na gravação de duas músicas do grupo e também participou das filmagens do longa-metragem "The Great Rock'n'Roll Swindle", de Julien Temple.
    Ele teve um filho com uma brasileira, o Mike (Michael Biggs) que mais tarde se uniria a Jairzinho e Simony, integrando assim a da turma do Balão Mágico, que vendeu mais de 10 milhões de discos, isso na década de oitenta.

    Hoje quando escutamos uma notícia assim parece piada, hoje, como tudo foi modernizado, não se transporta mais dinheiro em trens e muito menos se assalta apenas com um cacetete.
    Hoje são usados carros fortes, que são metralhados com fuzis AR-15 que abrem na carroceria blindada, buracos do tamanho de uma bola de tênis.
    O dinheiro segue em transferências eletrônicas legais em contas CC5, ou na grande maioria ilegalmente para paraísos fiscais e agora pra desespero da classe ?gatuna?, ele é transportado em malas e cueca.

    Em 2001 após ficar trinta anos foragido, já aos setenta anos de idade Ronald Biggs se entrega ao governo britânico, pois o Brasil não tem tratado de extradição com a Inglaterra; para cumprir os vinte e poucos anos de cadeia que lhe restam.
    No crime nunca existiu glamour, mas esse é um dos casos em que o meliante foi que decidiu a hora de começar e parar, ele lhe impôs a própria justiça.

    Postado no Weblogger

    Comenta aqui:(8)

    sexta-feira, agosto 05, 2005

    Ordem? Progresso?

    Post Comunitário da Micha. Acontece assim ela propõe um tema (desta vez o Mac elaborou o tema) a participação é livre.
    Hoje o tema é:

    Ordem? Progresso?

    O tema tinha muitas interrogações eu dei uma aliviada e deixei só um sinal pra cada palavra.
    Apesar de simples palavras a conotação para o desenvolvimento do tema é política. Assunto muito controverso, ainda mais hoje em que vivemos uma onda de denuncismos com e sem fundamentos. Verdadeiras fortunas que não cabendo mais nos bolsos, cofres nem em contas bancárias de algum paraíso fiscal, nossos parlamentares passaram a abrigar esse dinheiro não contabilizado (nome pomposo pra caixa dois) em malas, cuecas e caixas. E tudo pra que? Para possibilitar que o presidente governasse com maioria dos parlamentares na câmara federal.

    Bom pra deixar claro de uma vez, o Lula não daria um muro na mesa e chutaria o balde porque ele não tem tempo, vive viajando não senta em uma cadeira atrás da mesa do palácio do planalto.
    Não é de sua natureza e nem de seu partido facilitar CPI?s a menos que lhe seja conveniente. Se ele cortasse na ?própria carne? a parte do parlamento esquerdista viraria um açougue. Ele tem uma inteligência limitada e não sabe que está acontecendo uma crise. Rabo preso ele tem, mas nada que o impeça de se fingir de vítima. Eu nunca votei e nem votaria mesmo que fosse chapa única, muito menos pintaria a cara e iria para as ruas o congresso já consegue ouvir o clamor que vem das urnas.
    Pois bem, ordem e progresso. Devemos sempre acreditar nestas palavras não podemos deixar que negativismos influenciem nossa percepção em buscar sempre a ordem mesmo em meio ao caos e o progresso em meio a pequenos retrocessos.

    O que acontece na política brasileira é o retrato podre da esperança que venceu o medo. A mudança veio e para pior; se tudo de bom que acontece hoje no país não é pelo fato de que a oposição trabalhista está no poder, é porque o rumo já estava traçado desde o fim do regime ditatorial. o país progride seja qual for a ideologia político-partidária que assumir o poder. Cito como exemplo próximo a política econômica atual e bem sucedida, em que nada difere do governo anterior, pois justamente lá foi que as bases foram alicerçadas.

    Eu ainda finjo que acredito que o presidente não tem nada a ver com o que acontece no Brasil. E todos hão de convir que tudo isso é muito grave, o partido que pregava a dureza no trato com a corrupção está atolado em um lamaçal que ele mesmo procurou.
    Dizer que hoje em dia: ?que todo mundo só ta a fim de bater no presidente e no PT? é coisa de marinheiro que não sabe que o ?barco ta afundando até os ratos estão pulando fora!?, quando eu escrevo esta metáfora entendam que o ?barco? é a cúpula palaciana do PT e seus asseclas, nada a ver com o grande gigante que agora não jaz adormecido: o Brasil.

    Falar, debater, discutir a política brasileira e em especial o que acontece neste momento é tarefa de todos que desejam mudanças, mas não essa mudança retrógrada que se instalou.
    Eu lembro que quando estudei no colegial existia uma matéria que fazia parte da grade curricular, chamava-se: educação moral e cívica.

    Tudo referente a convivência em comunidade e o sentimento cívico, patriótico que nos faz cidadãos de uma nação que com nossa ajuda só tem a crescer era ensinado nesta matéria, além de tantas outras coisas que se alguém tiver interesse é só procurar em um desses motores de busca da internet, que entenderá do que estou dizendo.

    O povo tem que ser mais participativo da política brasileira não é só votar e dar as costas sentindo que a obrigação foi cumprida, eu digo obrigação porque o voto é obrigatório, é uma imposição que acho desnecessária, mas isto é outra história. É votando que adquirimos o direito de cobrar de quem elegemos, as mudanças compromissadas nas campanhas é só assim convivendo em um estado democrático de direito, que poder saber que nossas obrigações e deveres cívicos estão sendo atendidos conforme o desejo das urnas vão sendo cumpridos.

    Uma determinação fantástica que está em prática no país hoje é a TV Senado, que transmite tudo na íntegra o que acontece na comissão de constituição e justiça, CPI?s e CPMI, que estão em curso no país. Para alguns pode ser intediante, mas é ali que vemos tudo ser apurado, quem mente, quem omite, quem diz a verdade e por parte dos parlamentares quais são os mais afinados inquiridores e quais os mais truculentos, quem só está ali para aparecer e qual está trabalhando de fato. É verdade que tem que ter tempo e tv a cabo, mas existe e está a disposição de quem mostrar interesse em estar a par dos acontecimentos da crise ou qualquer evento do parlamento. Só pra informação: muitos deputados se informam de várias maneiras quando estão dentro de uma CPI e uma delas é através de um blog jornalístico blog do Noblat que posta notas em tempo real, este blog registra 300.000 acessos por dia, não é incrível! E ainda dizem que brasileiro não se interessa por política. Recentemente em um post passado eu passei o endereço eletrônico do Palácio do Planalto para se entrar em contato com o presidente, não se de fato houve interesse para tal. Existe ainda o site da Câmara dos Deputados e da CPMI. E pra que esses endereços? Para acompanharmos e cobrarmos daqueles aos quais são os fieis depositários de nossos votos para governarem o país.

    Sobre a imprensa ela só tem ajudado e mostrado tudo o que acontece, equivocadamente muitas pessoas associam notícia a jornais televisivos e se esquecem que existe imprensa impressa na acepção da palavra, muitas revistas e jornais também buscam o ?furo? de reportagem. E ainda a imprensa irradiada e como eu já mencionei a imprensa eletrônica, irmã mais nova e mais ágil de todas.

    A mentira do Roberto Jefferson se tornou verdade ou verdade do Zé Dirceu tornou-se mentira? Difícil dizer. No entanto na fumaça que vem do planalto existe uma fogueira das vaidades onde a elite intelectualizada do PT insistiu em abafar o caso só que os bombeiros do partido governista só tem gasolina pra apagar o incêndio que antes ardia na anti-sala da presidência, agora ameaça a porta presidencial.

    Erroneamente o presidente agora faz de inaugurações de obras, palanque eleitoral. Se for para desviar o foco da crise política ou testar popularidade, o momento não é nem pra uma coisa nem outra. O presidente tem que usar da humildade que lhe era peculiar e deixar os discursos inflamados de lado, ele usa sua biografia como álibi, por ter sido pobre, passado fome e ter mãe analfabeta, isso não é credencial para ele bater no peito e dizer que tudo pode e que os outros terão de ?engoli-lo?.
    Vamos aguardar as cenas dos próximos episódios. Por enquanto continuamos a ter
    Ordem" por base e Progresso" por fim. Sempre!

    Postado no Weblogger

    Comenta aqui:(12)

    segunda-feira, agosto 01, 2005